domingo, 29 de março de 2020

Como sobreviver a quarentena

Certamente você já está mergulhada (o) nesse processo louco de quarentena e pode estar se vendo perdida (o) no meio da sua própria casa. Não é por menos. O mundo parece ter desabado sobre nós. A ideia de uma doença tão silenciosa já é assustadora e ainda vem acompanhada de tantas restrições e exigências.

Você precisa manter sua casa funcionando, trabalhando em sistema home office, cozinhado, lavando, passando e ainda mantendo seus filhos estudando. Sim, porque além de ouvir mil vezes que precisa lavar as mãos, ficar em casa, já ouviu também centenas de vezes que quarentena não é ferias. Socorro!

Se você achava que era boa mãe/bom pai na verdade saiba que você é fantástico! Não se cobre tanto. Faça o que está ao seu alcance. Se organize com seus horários e tarefas diárias, converse com a família e estabeleça com eles regrinhas básicas de boa convivência nesse período, limite o tempo nas redes sociais e tele jornais para não enlouquecer.

Se tiver tempo, priorize as vídeo chamadas para manter-se  próxima (o) dos familiares e amigos, assista seus filmes, leia seus livros, medite, reze, cozinhe (se você gosta), faça algum exercício físicos para mexer o corpo, dedique tempo ao seu animal de estimação, cuide das suas plantinhas, desenhe, pinte, borde, costure, escreva, cante, aprenda algo novo... Faça as coisas que goste, sem querer fazer tudo.

Evite entrar na onda da comparação, principalmente em relação a educação em casa. As escolas estão se adaptando da mesma forma que as famílias. O grande aprendizado dos nossos filhos estará na forma como lidamos com esse período e como sairemos dele. Muito mais do que qualquer conteúdo escolar.

Respire!


QUARENTENA
Agora, se você tem tempo livre aproveite para ajudar quem está isolado, seja porque está doente ou faz porque parte do grupo de risco. Dê apoio à quem estão exausto de tanto trabalhar porque faz parte da comissão de frente dessa batalha. Estenda a mão para quem está sem trabalho ou com fome. Alguma coisa certamente podemos fazer ao invés de nos preocuparmos tanto com o nosso home office o home schooling (educação em casa).

Desacelere!

Por mais que tudo isso pareça cena de um filme de ficção, a quem acredite (eu acredito) que esse momento é a grande oportunidade que temos para nos aproximarmos de nós mesmos. O Planeta estava acelerado e egoísta.

Olhe nos olhos dessas pessoas maravilhosas que estão ao seu lado e agradeça por tê-las com você. Seja positiva (o) nos pensamentos e palavras que tudo vai passar. Atraia para si as melhores energias.

Gratidão!

Entendo minha mão para ajudar você a se organizar. Se precisar, conte comigo!
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário