Os jogos olímpicos nos proporcionam a chance de debater temas importantes no universo infantil, como o espírito esportivo, a cooperação e também curiosidades históricas e culturais que envolvem as competições.
Se você gosta de estimular a leitura com temas atuais, veja o que a FTD Educação selecionou como boas indicações de livros que falam sobre esporte olímpicos e temas relacionados com este universo. Confira!
Auto: Maurício de Sousa
Indicação: Ensino Fundamental (4º ano)
Maurício de Sousa apresenta origens, histórias e curiosidades sobre os esportes olímpicos. Também mostra os atletas que se destacaram em diversas modalidades, os grandes recordistas, histórias de superação, países-sedes, as Olimpíadas de Inverno, os Jogos Paraolímpicos e muito mais. Ao final, um Almanaque com curiosidades incríveis e atividades para testar seus conhecimentos.
Show de bola
Indicação: Ensino Fundamental (5º ano)
Assim como tantos brasileiros, José Santos e Jonas Worcman de Matos são verdadeiros apaixonados por futebol. Em Show de bola, pai e filho fazem uma homenagem ao esporte por meio de poemas bem-humorados que relatam as delícias e malícias de cada partida. Dividido em primeiro tempo, intervalo, segundo tempo e prorrogação – tal como se divide uma partida. As rimas falam sobre o porco-artilheiro, o eterno reserva, traz as gírias do esporte, o hino do pior time do mundo e até com os lamentos da mãe de um juiz. O intervalo traz adivinhas relacionadas ao tema e a prorrogação, textos sobre a infância de jogadores notáveis como Pelé, Zico, Kaká, além de um dicionário de futebol.
O Fantasma da Segundona
Autor: Menalton Braff e ilustrador: Caco Galhardo
Indicação: Ensino Fundamental (8o ano)
O pai de Maurício é o Kamanga, famoso jogador de futebol, contratado para salvar o Clube Esportivo Planalto. No último campeonato, o time estava na zona de rebaixamento, ameaçado de cair para a segunda divisão. Na nova cidade, Maurício experimenta as delícias e aflições de ser filho de um atleta famoso. Na escola, é paparicado pelos colegas. Até que o time começa a perder – e a situação muda. Maurício tem vergonha de ir para a escola, seu rendimento cai; o pai tem que vender o carrão porque o clube começa a atrasar o salário dele, que ganha mais do que o resto do time junto. O campeonato chega ao fim, e o Planalto acaba caindo para a segundona, Mas o empresário de Kamanga consegue um bom contrato para ele. No Kuwait!
Saber Perder
Indicação: Ensino Fundamental (5º ano)
Em primeiro lugar, é claro que a gente gosta de ganhar. Veja por exemplo, o Frederico, um carinha de 14 anos, que nada pra caramba, treina, treina e treina. Ele mal suporta as aulas, mas quando está na piscina esquece do mundo. E quando chegou o campeonato nacional de natação, arquibancada cheia, inclusive a Natália, da torcida organizada... tchbum! Ele ganha?
De pernas pro ar
Autor: Mirna Pinsky e ilustração: Fido Nesti
Indicação: Ensino Fundamental (3o ano)
Chegou o dia D! Eloísa estréia no time titular de vôlei da escola. O jogo começa na maior empolgação. A torcida vibra quando a jogadora salta e... Um resultado inesperado muda sua vida irremediavelmente. A garra dessa garota de 15 anos vai se revelando dia a dia. A que sacrifícios ela estaria disposta em busca da verdade? Mesclando ação, descobertas e as sutis emoções da adolescência, a história é uma jornada rumo ao autoconhecimento e à realização pessoal.
Autor: Enric Lluch, tradução Heloisa Pietro e ilustração Mercé López
Indicação: Ensino Fundamental (3º ano)
Imagine um jovem esqueleto que só quer jogar futebol e marcar gols? Conheça um personagem pra lá de irreverente nesta história cheia de terror e humor.
Quadra do Mingo
Autor: Flavio de Souza e ilustrador: Orlando Pedroso
Indicação: Ensino Fundamental (5º. ano)
Flavio de Souza, com muita irreverência, característica de seus textos, nos apresenta o Edifício Ibéria e seus moradores. Eles compartilham uma quadra, onde acontecem confusões, brigas, demonstrações de amizade e muito futebol. Um desses moradores é o Mingo, um menino de 9 anos que coleciona bolas e camisetas do seu time do coração. Por conta de toda essa paixão, ele está escrevendo um Dicionário terminológico futebolístico, em que apresenta termos esportivos e suas devidas explicações.
Viu? É fácil associar a leitura em todos os momentos da vida das crianças e jovens. É com temas interessante que desenvolvemos o gosto pela leitura.
Sobre a FTD Educação

Há mais de 100 anos, a FTD tem como missão transformar a sociedade por meio da Educação, pensando além e inspirando a descoberta, a escolha, a liberdade e a cidadania. Reconhecida como um empresa parceira, flexível e humana, em 2015 reposicionou sua marca no mercado e passou a se chamar FTD Educação, cujo slogan é “Educar bem é pensar além”. Sua proposta é integrada para escolas, alunos, professores e sociedade e conta com: materiais didáticos e de literatura; soluções educacionais – com suporte para escolas, consultoria educacional, formação de professores, entre outros; novas tecnologias – ferramentas que ampliam possibilidades de ensino dentro e fora da sala de aula; obras e serviços que envolvem a família na busca por uma Educação completa.