quarta-feira, 23 de março de 2016

Saiba agora, como organizar a rotina dos seus filhos.

Agora que você já tem a sua rotina organizada, chegou a hora de ajudar as crianças e os jovens a terem um pouco mais de organização. Sim, isso é possível!

Há quem acredite que a liberdade de fazer seus horários permite ter uma vida mais tranquila, sem regras, mas quando não temos claro o que precisamos fazer, nada fazemos. E isso vale para as crianças e para os adolescente também. 

Para as crianças muito pequenas, na educação infantil, a prioridade é brincar. Para os mais crescidinhos que já entraram no ensino fundamental, é preciso encontrar tempo para brincar em meio a tantas exigências escolares. O mesmo vale para os adolescentes que têm uma carga bem maior no que diz respeito aos estudos. Por isso a rotina semanal funciona bem, liberando tempo para tudo. 

Aproveite que todos já estão acostumados a dormir mais cedo, acordar mais cedo, almoçar no horário e já sabem quais são suas atividades durante a semana. Como fizemos na rotina dos pais, coloque tudo no papel e depois monte a planilha de cada um, com base nas atividades que possuem. Você vai ver como fica mais fácil visualizar o dia a dia dos seus filhos. E eles próprios vão constar isso. 

Essa é a rotina que montamos para os nossos filhos. Através de uma planilha Excel e transformada em arquivo PDF.


Mas ela pode ser feita de uma forma mais lúdica. Recortando e colando as atividades e horários em uma folha, num quadro, ou painel. Você escolhe! Basta salvar a arte, imprimir e recortar. Se referir, pode plastificar ou colar cada atividade sobre uma folha imã. Assim ficará fácil manusear sobre um painel de metal. Mas ela deve ficar em local fácil para consulta.


Organizar a rotina permite que você estabeleça tempo para tudo e ajuda a avaliar melhor horários e atividades. Determinar se é preciso acordar ou dormir mais cedo, excluir alguma atividade extracurricular em detrimento de outra ou rever o tempo dedicado ao videogame, redes sociais e tevê. Muitas vezes nossos filhos reclamam que estão cansado para fazer uma lição de casa, por exemplo, mas passam horas em frente ao computador. Assim fica mais fácil conversar e mostrar que todos precisam cumprir seus deveres e que isso trás benefícios. 

E não pense que é fácil não, porque os filhos normalmente resistem e reclamam. Estamos em nossa quarta semana de prática da rotina e só agora sentimos que ela engrenou. Vale a pena!

Quer a planilha para ajudar a montar a sua? Deixe seu comentário aqui abaixo com seu e-mail que que enviamos pra você.

Gostou? Compartilhe esse post com outros pais.

E mãos à obra!
Comentários
40 Comentários

40 comentários:

  1. anajukes2@hotmail.com Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Segue meu e-mail: kellyvalentino@hotmail.com
    Bom ano novo e vamos enfrente com esse desafio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo Kelly, vamos em frente. Ótimo ano pra você tb. Planilha enviada. Abs.

      Excluir
  3. Gostaria de receber a planilha da rotina das crianças. Obrigada!!

    Meu email é sonianagas@gmail.com

    Bom ano novo para todos nós!!

    ResponderExcluir
  4. Amei lelowatelier@gmail.com eu to sofrendo mesmo e com a falta de imaginaçao organizei a rotina e tem uma lacuna de 15:30 as 22:00 nas terças quintas e sextas que nao sei o q fazer vou dar uma olhada agora n rotina dos pais, mas assim to sem grana e nao sei o q posso fazwr para brincar com elea de 1 ano e 8 anos de forma ludica e qto tempo seria suficiente outra coisa trabalho em casa e preciso muito que larguem do meu pe e ta muito dificil eu nao sei como fazer isso mas vou descobrir att fabiola alvaro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Desculpe a demora para dar uma resposta, mesmo já tendo enviado a planilha. Trabalhar em casa com crianças exige mesmo muita organização e paciência e ainda assim, dependendo da idade das crianças, é muito difícil. Se a criança é muito pequena e ainda dorme durante o dia, talvez você pudesse aproveitar esse tempo para fazer alguma das suas tarefas. Quanto a brincadeiras, se existe um espaço seguro onde a criança possa brincar, é bom que ela aprenda também a brincar sozinha, com seus brinquedos olhando a mãe. Temos a ideia de que é preciso interagir o tempo inteiro com os pequenos, mas eles também querem e precisam do seu tempo. Tudo isso só você vai descobri, experimentar e acertar. Não se cobre tanto. Dedicação é diferente de cobrança. Faça o que você pode fazer e não se cobre tanto. Abs!

      Excluir
  5. Eu quero camylladamazio@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. Me envie a rotina por favor. Tenho esta rotina mentalmente, dos 3 filhos, mas os mais velhos necessitam entender esse processo para que possam fazer mais à frente sem a minha presença.

    ResponderExcluir
  7. Gostaria da rotina também, tenho 2 meninos (10 e 12 anos). fer_valeria@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. Olá! Amei a planilha! Poderia enviá-la? julianatoledo.ufal@gmail.com grata!!!

    ResponderExcluir
  9. Estou tentando incluir na rotina de meus filhos as tarefas de forma organizada.
    Amei a planilha! Acho q vai ajudar.
    Meu e-mail lufernandes4@hotmail.com

    ResponderExcluir
  10. Nossa preciso muito tenho uma moça de 6 anos e preciso muito desta planilha me envia meu e-mail:

    Jessicadanielaa12@gmail.com
    Ficarei no aguardo

    ResponderExcluir
  11. Nossa preciso muito tenho uma moça de 6 anos e preciso muito desta planilha me envia meu e-mail:

    Jessicadanielaa12@gmail.com
    Ficarei no aguardo

    ResponderExcluir
  12. Adorei,preciso urgente!
    Obrigada
    Parabéns pelo suporto aos pais...
    Ótimo ano.

    Abraço

    ResponderExcluir
  13. Olá, tenho um bebê d 5 meses e uma filha de 11 anos e trabalho fora. Não consigo controla a mais velha. Como ñ estou em casa ela faz as coisas que ela quer. Deixo tarefas mais nem sempre são feitas todas. E como só chego a noite cansada acabo deixando pra lá, pra não me estressar. Monta uma planilha pra mim por favor! Ela faz tudo só não mexe com fogo. Tá no 6° ano e estudar no período d manhã. Obrigado!
    flavia-nick1@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Enviada Flavia. Espero que ajude vc tb. abs.

      Excluir
  14. Eu gostaria muito da planilha sdrenatamendes@gmail.com

    ResponderExcluir
  15. Gostaria da planilha para os filhos e pais. Vai me ajudar muito. josimara.advocacia@gmail.com. obrigada

    ResponderExcluir
  16. Estou precisando inserir aqui em casa...poderia me enviar por gentileza? Milaschenatto@gmail.com
    Desde já lhe agradeço
    Um abraço

    ResponderExcluir