quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Seja protagonista dos seus sonhos em 2016. Saiba como!

Chegamos ao fim de mais um ano e com ele a eterna sensação de que os meses passaram "voando", não é verdade? É comum nessa época, nos cobrarmos que poderíamos ter feito algumas coisas diferentes ou tomado outras decisões. Podemos lamentar por não ter terminado algum projeto ou até deixado de realizar algo que nem começamos. Mas fim de ano é assim mesmo, momento de retrospectiva. Imagem

Aí vem as famosas promessas, resoluções, listinhas... Escolhemos o local para passar a virada, a companhia da família e amigos, a cor da roupa, as comidas e as simpatias que podem trazer boas energias. Tudo é muito divertido e válido, mas o que precisamos mesmo é de ATITUDE. A atitude não está no lugar, nos  outros, nas cores, nos alimentos, muito menos nas simpatias. A atitude está dentro de nós. É ela que realmente pode transformar nossas vidas e contagiar pessoas.  

Segundo Amanda Figueira, psicóloga e consultora de carreira do site Personar, a mudança deve vir de dentro para fora e só depende de nós. Ela sugere um exercício para fazer nesse fim do ano que pode nos ajudar na hora de fazer as promessas, resoluções, listinhas...

Como sou adepta do momento reflexivo nesses dias e acredito que ele ajuda a dar o sentido para novas metas, compartilho com você o exercício sugerido pela consultora Personare. Se você também acredita, faça o exercício também.

1. Busque um momento interno e externo que sejam tranquilos e se conecte com você. Respire com calma, entre em contato com o momento presente.
2. Depois faça uma retrospectiva de 2015, como se você estivesse projetando um filme. É importante que considere não só os fatos isoladamente, mas principalmente suas crenças, pensamentos recorrentes, sentimentos, atitudes, comportamentos, ações e reações, assim como sua capacidade de investimento para mudar ou fazer diferente. Lembre-se, você não é vítima. É o protagonista.
3. Anote os principais pontos positivos e negativos desse filme e escreva os momentos de maior aprendizado.
4. Se despeça de tudo que foi negativo, deixe ir embora o que não lhe serve mais, substitua sentimentos e crenças negativos por aqueles que são fortalecedores.
5. Faça um ensaio mental de como você deseja que seu 2016 seja, já adotando o novo padrão de pensamento, sentimento e comportamento. Você vai perceber que se sentirá melhor só de mentalizar esse novo cenário.
6. E, por último, escreva uma carta de intenções com tudo que acabou de mentalizar. Essa carta vai servir como um norteador para você no ano novo. Nos momentos em que se sentir perdido, acesse essa mensagem e se reconecte com a energia transformadora.
Viu como é simples? Não precisa de muito, mas do necessário para promover as mudanças que deseja. E feliz Ano Novo pra você, sua família e para todas as crianças as seu redor. 


Personare é o maior site de serviços e conteúdos de autoconhecimento e bem viver do Brasil. Conheça você também!
Comentários
2 Comentários

2 comentários:

  1. Gosto de olhar para o que passei durante o ano e fazer um balanço. Posso considerar que 2015 foi um ano ímpar na minha vida. A palavra seria gratidão!

    Feliz 2016! Saúde, amor e muitos momentos felizes!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom terminar o ano assim. Um ótimo recomeço! Bjs

      Excluir