Prevenir o Bullying agora é lei nas escolas e clubes. Segundo o texto aprovado, bullying é definido como a prática de atos de violência física ou psíquica exercidos intencional e repetidamente por um indivíduo ou grupo contra uma ou mais pessoas com o objetivo de intimidar ou agredir, causando dor e angústia à vítima.
O projeto determina que docentes e equipes pedagógicas sejam capacitados para implementar ações de prevenção e solução do problema e que orientem pais e familiares, para identificar vítimas e agressores. Estabelece também, que sejam realizadas campanhas educativas, assim como assistência psicológica, social e jurídica tanto às vítimas quanto aos agressores. A intenção é promover a mudança de comportamento antes de aplicar qualquer punição.
Independente da idade das nossas crianças, é importante tomar conhecimento do assunto, criando um canal de diálogo. Quando debatemos o assunto em casa, de forma consciente, encorajamos nossos filhos a lidar com o problema, posicionando-se e descaracterizando o Bullying.
O Mãe bacana já apresentou aqui uma entrevista com Profª Ms. Juliana Munaretti de Oliveira Barbieri, autora do livro Bullying: conhecimento é a melhor forma de prevenir - Editora Suprema. Se você quiser saber mais sobre o assunto ou adquirir o livro, acesse Bullying Brasil / Entrevista G1
Apoie sua criança ou adolescente para que consiga enfrentar e vencer o problema.