quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Outubro Rosa 2015 - Todos na luta contra o câncer!

O Outubro Rosa, movimento internacional voltado à conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, este ano quer derrubar o mito que que a doença é uma sentença de morte e reforçar que cuidar da saúde é um gesto de amor à vida. 

Segundo o INCA - Instituto Nacional do Câncer, o câncer da mama é o que mais acomete as mulheres em todo o mundo. Em 2013, esperam-se, para o Brasil, 52.680 casos novos da doença, com risco estimado de 52 casos a cada 100 mil mulheres. Em quatro das cinco regiões brasileiras, é o tipo mais comum entre as mulheres, sem considerar os tumores da pele não melanoma: Sudeste (69/100 mil), Sul (65/100 mil), Centro-Oeste (48/100 mil) e Nordeste (32/100 mil). Na Região Norte, é o segundo tumor mais incidente (19/100 mil), ficando atrás do câncer do colo do útero (23/100 mil).

Mas com o diagnóstico precoce fica muito mais fácil enfrentar a doença. Mulheres entre 40 e 49 anos devem fazer anualmente o exame clínico das mamas, com profissional médico ou enfermeiro nas Unidades Básicas de Saúde. Caso seja identificada alguma alteração suspeita, o profissional pedirá uma mamografia para confirmação diagnóstica. Para mulheres entre 50 e os 69 anos é recomendada a realização de mamografias de rastreamento, a cada dois anos. Mulheres com risco aumentado de desenvolver câncer de mama (as que têm mãe ou irmã com câncer de mama antes dos 50 anos; história familiar de câncer de mama bilateral, câncer de ovário ou câncer de mama masculino) devem iniciar o acompanhamento aos 35 anos.

Para alertar a sociedade você vai encontrar na sua cidade, muitos pontos turísticos e parceiros iluminados com a cor rosa. Faça a sua parte fazendo o seu exame e compartilhando essas informações com as mulheres que você conhece. 

O Mãe bacana é parceiro nessa causa e todos os anos publica um post sobre o Outubro Rosa. 


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário