quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Como lidar com o consumo excessivo das crianças?

Em época de crise percebemos facilmente que ser consumista é realmente um problema. Quem compra por comprar sofre com as dificuldades de não poder manter esse hábito. E quando isso afeta as crianças, é certamente um sofrimento para elas e para os pais. As crianças não aprendem a lidar com as frustrações e os pais sofrem por não poder manter o padrão de consumo. 

COMO LIDAR COMO O CONSUMO EXCESSIVO INFANTIL
O mercado atual aponta o alvo diretamente para os nossos filhos. A propaganda na tevê é a porta de entrada para persuadir os "pequenos" compradores. Em muitos lares, as crianças decidem a compra de produtos e a contratação de serviços, seja na gôndula do supermercado, na vitrine do shopping, na mesa do restaurante ou no Delivery. Segundo o site Criança e Consumo, as crianças brasileiras influenciam 80% das decisões de compra de uma família. Quase tudo dentro de casa tem influências das crianças, exceto as decisões relacionadas a planos de seguro, combustível e produtos de limpeza. 

Por isso, precisamos ficar alertas não só com o poder das propagandas, mas com os nossos hábitos diários em relação ao consumo. Esses hábitos é que ensinam nossos filhos.  Ter renda e poder de compra é ótimo, mas as facilidades financeiras não devem modificar nossos valores. Bom mesmo é aprender a destinar os recursos para o que realmente tem valor. Quando aprendemos a pensar sobre a compra aprendemos a fazer o dinheiro render e conseguimos enfrentar as dificuldades financeiras e os momentos de crise com mais sabedoria e tranquilidade. Bom mesmo é saber ganhar, gastar e poupar! Imagem

Precisamos cuidar para não entrar na onda de "os outros têm, meu filho precisa ter também". Em muitos casos, dizer não pode ser a melhor solução. Pensar sobre o consumo é bom para a criança, melhor para o meio ambiente e ótimo para o orçamento familiar.  

Mas como lidar e ensinar as crianças sofre consumo? Nosso paceiro nas questões financeiras da família, o site Meu Bolso Feliz, ensina tudo e mais um pouco, dando dicas bem bacanas de como podemos ajudar as nossos filhos a pensar sobre as suas necessidades. 

E você? Como lida com os pedidos de compra do seu filho? Comente aqui! As melhores lições farão parte de um post especial. Participe!
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário