terça-feira, 28 de julho de 2015

Volta às aulas... Que sono!

DICAS PARA VOLTAR A ROTINA ESCOLAR
Chegou a hora de voltar às aulas e a rotina de estudos. Algumas semanas de férias são suficientes para desacostumar o corpo e a mente aos horários rígidos. As crianças e adolescentes estão acostumados ao relaxamento. Se isso acontece aí na sua casa, significa que as férias realmente cumpriram o seu papel. Relaxar!

Mas agora é hora de ir colocando as rotina nos eixos. Para isso, é preciso paciência, disciplina e persistência. E o que mais atrapalha na hora de voltar à rotina é o sono. Nas férias ele é o primeiro a ser alterado. Dormir e acordar mais tarde é muito bom. Programações diferentes, passeios, viagens... Ninguém se preocupa muito com o dia seguinte. 


Antes de exigir que tudo seja cumprido a risca, precisamos focar no sono. O sono interfere no aprendizado, causando dificuldades de atender as exigências escolares. Sentir sono durante o dia pode causar dificuldade de concentração, alteração no humor, hiperatividade e ansiedade. Precisamos incentivar as crianças e adolescentes a irem para cama mais cedo para compensar esse cansaço. Segundo especialistas, é necessário dormir de oito a dez horas, no mínimo para crianças acima de 10 anos e de dez a doze horas para crianças menores de 10 anos. Ter uma alimentação leve no período da noite e evitar atividades excitantes antes de dormir, como assistir tevê e usar eletrônicos, também são práticas imprescindíveis para o sucesso do sono.  

Colocando a rotina do sono em dia fica mais fácil cobrar a rotina de estudos e os horários para as atividades extraescolares. Quando a criança e o adolescente incorporam uma boa rotina, sentem prazer em ir a escola, disposição para estudar e praticar esportes, sobrando energia para o lazer nos finais de semana. Isso melhora o desenvolvimento pedagógico e psicológico, garantindo qualidade de vida. 

Por isso, planejamento é tudo! Manter uma agenda com todas as atividades semanais ajuda a dar tempo para tudo. Muitas vezes, um baixo desempenho escolar pode ser resultado apenas de falta de sono e não de dificuldade de aprendizado. Basta uma boa observação na rotina de cada filho que conseguimos identificar o problema.  Imagem

Então, vamos colocar o sono em dia? 

E você, encontra muita dificuldade na rotina de volta às aulas? Conte aqui como faz para driblar as dificuldades. E bom retorno!
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário