terça-feira, 5 de maio de 2015

E quando chega o fim da infância...

Para qualquer mãe os filhos serão sempre crianças. Mesmo que a gente vá percebendo que os meses passam, que os anos mudam e que os filhos crescem, temos um sentimento de nostalgia em relação a infância.

Mesmo que você sinta um certo alívio de já ter passado pela fase bebê, devido a toda a trabalheira que essa etapa envolve, perceber que os filhos estão chegando ao final da infância é duro. Você precisa e quer dar autonomia, mas sente  aquela pontinha de tristeza porque o tempo realmente passou.

Faz algum tempo que estamos percebendo as mudanças por aqui. Nossos filhos completaram 9 anos, e vem dando os sinais de que estão percebendo que o mundo a sua volta realmente não é mais o mesmo. Assim como nós, muitos outros pais estão percebendo seus filhos mais críticos, arredios, irritados. Respondem de forma rude e rapidamente... Em contra partida, estão mais amedrontados e inseguros. Sentem medo do escuro, da morte de alguém da família e da sua própria morte. Perguntam tudo, perguntam por perguntar e a todo instante...

Estamos vivendo a crise dos 9 anos ou a Fase Rubicão, segundo a AntroposofiaA fase em que a criança se dá conta que o mundo não é perfeito. As pessoas não são perfeitas e não existe fantasia. 

Buscando saber mais sobre o assunto, a gente se dá conta de que é um momento de dor e muitas contradições. As crianças querem se mostrar "grandes" e "espertas" para nós, para mundo e para elas mesmas, mas se sentem inseguras para dar o próximo passo, porque na verdade já se deram conta de que não há a possibilidade de voltar. A infância está chegando mesmo ao fim.  

Segundo especialistas o mais importante é que a criança encontre nos pais, na família, no amigo, no professor, pessoas que se interessem de verdade por ela e pelo que sente. É preciso acolher. Porque depois dessa fase a criança vai passar por um período de calmaria para depois entrar na fase das grandes transformações. A fase dos 12 anos. Ou seja precisamos nos preparar para atravessar com elas essas e outras fases. O melhor de tudo é estar lado a lado, sendo paciente para orientar e apoiar. É fácil? Quem disse? Mas quando conhecemos mais as etapas, tudo fica mais fácil. 

Rubicão é o nome de um pequeno rio do norte da Península Itálica. Usa-se a frase "atravessar o Rubicão" para referir-se a qualquer pessoa que tome uma decisão arriscada que não tem volta. Imagem
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário