sexta-feira, 22 de maio de 2015

Brincar é preciso. Pense nisso!

Imagem: Daniel Zimmermann
Você pensa que brincar é assunto de crianças? Não! Pensar no "brincar" é para todos! Esse assunto é tão importante que ganhou destaque na Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e hoje tem um dia só para lembrar como a atividade é fundamental para o desenvolvimento das crianças de todo o mundo. Dia 28 de maio, comemoramos o Dia Mundial do Brincar. 

Será que estamos garantindo às nossas crianças esse direito fundamental, que faz parte do desenvolvimento delas? Quem alerta para a questão é a especialista da Calesita Brinquedos, Bruna Leal. “Brincadeiras com amigos da mesma faixa etária são essenciais para o desenvolvimento saudável dos pequenos. O brincar estimula o desenvolvimento da coordenação motora, a atenção, a criatividade e a memória”, diz. 

O Mãe bacana frequentemente estimula brincadeiras de diversas formas: com os amigos, entre irmãos, com os pais e também sozinho. Nossas crianças estão muito conectadas e mais distantes dos benefícios do brincar. Velhas e simples brincadeiras precisam ser sempre resgatadas. 

O excesso de atividades, que não permite um tempo livre para o simples brincar, inclusive, pode ser prejudicial ao desenvolvimento das crianças. Prova disso é uma pesquisa realizada em São Paulo e no Rio Grande do Sul, coordenada pela presidente da International Stress Management Association (Isma BR), Ana Maria Rossi. O estudo mostrou que oito em cada 10 crianças de 7 a 12 anos apresentam problemas de alteração de comportamento originados do estresse.

Segundo Bruna, uma atividade a mais na rotina dos pequenos não vai afetar a infância, desde que seja algo que eles queiram fazer, mas é muito importante que eles tenham tempo para brincar, criar e imaginar. Ou seja, fazer coisas de criança. Para ela, as aulas adicionais são importantes também para a socialização e o desenvolvimento. Diz que o maior problema é quando as atividades extracurriculares tomam todo o tempo e a criança não consegue se divertir nem descansar. A criança precisa de um momento consigo mesma e os seus brinquedos favoritos, para relaxar e descarregar toda a energia acumulada. 

As brincadeiras permitem que as crianças imaginem e coloquem em prática histórias, fantasias e exercitem e melhorem as habilidades motoras, intelectuais, cognitivas, emocionais e sociais. É brincando e se divertindo que as crianças mais aprendem.

Calesita é uma empresa de Pomerode (SC), que atua no mercado de brinquedos há 15 anos, com itens para crianças de primeira infância. A empresa é especializada em brinquedos das linhas educativo, passeio, praia e jardim, entre outros. Mais detalhes sobre os benefícios de brincar, aqui

Então vamos aproveitar a semana do brincar e buscar alternativas para estimular diversas brincadeiras? Aqui no blog, temos várias ideias bacanas. Basta fazer uma busca usando a palavra "brincadeiras" que você vai encontrar ótimas opções. 

Boa diversão!


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário