sexta-feira, 3 de abril de 2015

Nós ainda acreditamos no Coelho da Páscoa. E você?

A MAGIA DA PASCOA
Passada a magia do Natal, visita do Papai Noel, chegou a vez do Sr. Coelho dar as caras. Há quem acredite que toda esse encantamento com a data é importante para estimular a imaginação, mas há quem ache tudo uma grande bobagem, que datas como essa são apenas eventos comerciais. Pelo sim, pelo não, por aqui celebramos tudo que gostamos, mas sempre relacionando as datas especiais aos seus verdadeiros significados. 

Mas quando a criança começa a ficar "crescidinha", por volta dos oito  ou nove anos, começa a questionar a existência de personagens como Papai Noel, Coelho da Páscoa e Fada do Dente. Por aqui esses questionamentos já são uma realidade, mas por mais que as crianças já tenham seus próprios pensamentos e ideias a respeito, ainda querem acreditar na magia que essas datas carregam. 

Segundo especialista, não precisamos acabar com a brincadeira. Podemos deixar que elas mesmas cheguem as sua próprias conclusões. Os pais compram mesmo presentes e chocolates? O Papai Noel e Sr. Coelho conseguem mesmo entregar presentes em todas as casas? Por que algumas crianças ganham e outras não? Por que algumas ganham mais e outras menos presentes? Estes e outros questionamentos servem para que elas mesmas pensem a respeito. 
A infância anda muito reduzida e a vida adulta muito chatinha, cheia de exigências e más notícias. Por que abreviar toda essa fantasia? Sempre que conversamos sobre isso, meus filhos concluem: "Você acredita naquilo que quiser, mesmo que outra pessoa não acredite". E acho mesmo que eles estão certíssimos. Quando deixamos de fantasiar deixamos de sonhar, e sonhar é preciso. Para realizar é preciso sonhar.

Sendo assim, vamos novamente fazer todo o ritual para esperar o Sr. Coelho. Providenciar as cestas, escrever os bilhetes, selecionar as melhores cenouras... E vocês, ainda acreditam no Coelho da Páscoa? 
Comentários
2 Comentários

2 comentários:

  1. Oi Gisa! Tudo bem?
    Eu adoro o seu blog! Que bom te conhecer!
    Já tinha tentado compartilhar seus posts e não tinha conseguido. Agora eu acho que dará certo.
    Tenho grupos de pais dos colegas dos meus filhos do Bom Jesus e sempre acho matérias interessantes para compartilhar com eles. Muito obrigada!!
    Vc tem página no FB também?
    Beijos,
    Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana! Um prazer conhecer você. Já estamos conectadas pelo whatsapp e vamos trocando figurinhas. Temos uma página do Mãe bacana no facebook sim. facebook.com/maebacana
      Pode acessar pelo ícone na página principal. Um grande beijo

      Excluir