Pensar em férias é pensar em diversão, descanso, comidinhas gostosas... e muito tempo livre. Mas aí a gente sempre pensa: O que fazer com tanto tempo livre?
Com a invasão dos eletrônicos em nossas vidas, fica difícil proibir a diversão através dos tablet, videogame, tevê e celulares. Se até os adultos gostam, imagine as crianças? Mas é possível estimular outras brincadeiras e controlar o uso dos equipamentos, quando é preciso passar horas dentro de casa, mesmo durante as férias. Por isso, relacionamos 10 brincadeiras que podem ajudar você a ocupar, de forma divertida e educativa, o tempo livre das crianças quando elas estão dentro de casa. Imagem daqui!
- Pintura: pintar é sempre uma diversão, em qualquer idade. Utilize papel, madeira, tecido ou tela. Pintar um quadro ou personalizar uma camiseta é muito estimulante.
- Recorte e colagem: recortar e colar papéis é uma atividade relaxante, que oferece um grande aprendizado de paciência. Selecione papéis coloridos e com estampas e acrescente alguns botões.
- Fotografar: fotografar já é uma diversão, incentive a criança a fotografar objetos da casa, brinquedos e plantas. Utilizar o zoom da máquina pode ser muito divertido. Desafie a criança dizendo que vai escolher uma imagem para ser impressa. Veja como brincar de fotógrafo.
- Acampar: brincar dentro de uma cabana é mesmo uma aventura. Bastam alguns lençóis e umas amarrações para dar assas a imaginação. E dentro da cabana é possível ler, jogar jogos de tabuleiro, desenhar e até tirar uma soneca. Faça uma cabana também.
- Cinema: não apenas ligando a tevê, mas escolhendo um bom filme, fazendo uma pipoca gostosa, criando um clima escurinho para garantir a diversão.
- Teatro: Usar fantasia e adereços para criar um cenário lúdico é muito divertido. Estimule as crianças dando um tema ou desafiando-as imaginar onde a história se passa. Quando estiver tudo bem ensaiado, vale a pena filmar para guardar de recordação. Essa brincadeira pode render uma outra que é a produção de um filme.
- Supermercado: brincar de supermercado é brincar de empreender. Fazer pensar na montagem de um negócio, os produtos, a organização, os preços e o atendimento. Veja como ajudar a montar um supermercado.
- Escritor: Escrever pode ser muito divertido, mesmo nas férias. Mas lógico que tem que ter um desafio. E fazer pequenos livrinhos também é uma boa brincadeira. Ocupa, diverte e ensina. Veja como estimular seu pequeno escritor.
- Projetos de montar: existem vários brinquedos em forma de cubos e blocos que permitem desenvolver grande projetos, mas o nosso preferido é o Lego. Seguindo os manuais ou criando seus próprios projetos, estes brinquedos permitem estimular a criatividade, relaxam e ocupam o tempo com qualidade. Veja como pode aproveitar melhor seu Lego.
Gostou? Então, agora vamos pensar em 10 brincadeiras para os melhores dias do verão, os dias de sol. Aguarde!