sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Malala. Um história para compartilhar.

Lutar pela educação é lutar pela transformação. A educação pode transformar uma vida, uma comunidade, uma sociedade, uma nação. A educação pode transformar o mundo. Lutar pela educação é o propósito de milhares de pessoas, entre elas a corajosa Malala. 
 
Se você ainda não conhece a incrível história de Malala Yousafzai precisa conhecer. Prêmio Nobel da Paz 2014, Malala Yousafzai tem muito o que nos ensinar. Em 2009, aos 11 anos de idade, ela começou a escreveu um blog para a BBC, onde contava em detalhes o seu dia a dia durante a ocupação talibã e as tentativas do grupo extremista em controlar o vale em que vivia, na cidade Paquistanesa de Swat.

 
Em 2010 o New York Times publicou um documentário sobre seu quotidiano à medida que o exército paquistanês intervinha na região. Foi então que sua popularidade aumentou, dando entrevistas na imprensa. 
 
Em 9 de outubro de 2012, aos 15 anos, Malala sofreu uma tentativa de assassinato pelo talibã. A menina que queria apenas garantir o direito a educação, ficou gravemente ferida. Quando melhorou foi transferida para um hospital na Inglaterra, onde vive até hoje. 
 
O ataque que deveria ter tirado a sua vida, transformou sua dor numa causa maior. Ela se tornou uma verdadeira ativista dos direitos humanos. Uma militante a favor da educação e contra o trabalho infantil. Mesmo sofrendo ameaças, Malala continua a promover a mudança. Considerada uma das 100 pessoas mais influentes do Mundo, ela discursou na sede da ONU pedindo acesso universal à educação. Foi homenageada com o prêmio Sakharov de 2013 e nomeada para o World Children's Prize na Suécia, em 2014.
Livro
Nós, que admiramos a coragem de Malala, resolvemos compartilhar com nossos filhos essa história de vida, lendo o livro Malala - A menina mais corajosa do mundo, de Viviana Mazza. Através de uma história triste é possível sentir a força dessa menina, hoje uma adolescente, e transmitir aos filhos o quanto devemos valorizar e aproveitar as oportunidades que temos, e mais ainda, lutando pelo acesso à todas as crianças à educação e pela qualidade dessa educação em nosso país.   
 
Mesmo com medo e inúmeras dificuldades, Malala sempre manteve firme seus ideais. E isso nos inspira.   
  
"Um criança, um professor, um livro e uma caneta, podem mudar o mundo.
A educação em primeiro lugar. "
 
Malala Yousafzai
 
 

 
Conheça a Fundação Malala
Comentários
2 Comentários

2 comentários:

  1. estive acompanhado pela televisão
    que menina corajosa, forte guerreira
    realmente uma historia
    que fortalece e nos uni
    mesmo tão longe

    Lindo Dia
    beijokas da Nanda

    Mamãe de Duas
    Google+Nanda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho Nanda! Somos seus admiradores! Beijos

      Excluir