segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Já é fim de ano!

DICAS MAE BACANA
Imagem
Novembro chegou e com ele todos os preparativos para o fim do ano. Quando pais e filhos mais precisam de descanso, as exigências aumentam. É preciso pensar em tantas coisas que dá vontade de sair correndo, não é mesmo? Avaliações e trabalho da escola, matrícula para 2015, mudança de escola, apresentações e campeonatos, festas de confraternização do trabalho e da escola, programação de viagens e colônia de férias, programação com babá e com os avós... Compras e preparativos para Natal.

Ufa! Não cansei só de pensar simplesmente porque já estou cansada. Assim como você deve estar também. Vida com filhos não é moleza não, mas também não precisamos tornar tudo mais difícil ainda, não é mesmo? Porque quanto mais nos desesperamos tentando faz tudo, mas problemas enfrentamos.

Eu mesma tenho o hábito de querer fazer tudo, e sempre mais. O resultado é que fico exausta e perco o foco nas tarefas. Por isso estou lendo o livro Foco - A atenção e seu papel fundamental para o sucesso - de Daniel Goleman, editora Objetiva. Goleman argumenta que precisamos aprender a aprimorar nosso foco se quisermos prosperar no mundo complexo em que vivemos hoje. Segundo ele, as pessoas que alcançam o rendimento máximo, seja no trabalho, nos estudos ou nos esportes, são aquelas que prestam atenção no que é mais importante para o seu desempenho.

E nós estamos perdendo o foco. Fazemos dezenas de coisas ao mesmo tempo e estamos ensinando as crianças a fazerem o mesmo. E isso não é nada bom. Estamos cada vez mais atribulados e estressados.  Por isso o lema é ter foco!

No final do ano de 2012 e 2013 demos algumas dicas para organizar o fim do ano e por incrível que pareça, elas estão mais atuais do que nunca. Com a inflação tirando o nosso sono, organizar e simplificar é a regra.

 

 

 
Comentários
4 Comentários

4 comentários:

  1. Oi Gisa!
    Não conheço o livro, mas deve ser bom. Por aqui, para assuntos profissionais, sempre recorri às agendas, acho que sempre contribuiu para eu me organizar e priorizar o que deve ser feito. Mas nos assuntos da casa, vai para a memória, mas às vezes, falha rsrsrs e acabo recorrendo a caderninhos com listas de coisas a fazer e, claro, alguns post-its pela casa rsrsrs
    Pro fim de ano, ainda estou me organizando para concluir algumas coisas.
    Bjos,
    Larissa Andrade.

    http://maternidadeecotidiano.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Larissa, Querida! Também sou adepta das anotações. Tenho tentado livrar minha mente de tantas exigência, então risco e rabisco a agenda, a lista de supermercado, a lista de pendências da casa e meu planejamento anual. Chego a encontrar mais de uma anotação do mesmo assunto dentro da minha bolsa. Louca? Um tanto! É ai que percebo como temos atribuições. Beijos

      Excluir
  2. amiga ainda não fui para a ponta do lápis nesse comecinho
    de mês, já pensei na escola da Isa
    mais ainda não sei e será isso ou não
    no fim ainda não tenho nada organizado
    tenho que manter o foco

    Linda Semana
    beijokas da Nanda

    Mamãe de Duas
    Google+Nanda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Risos... Vamos todas juntas manter o foco Nanda. Uma cobra da outra, ok?
      Beijos

      Excluir