segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Fim de ano. Alguém aí está cansado?

Chega o fim do ano e começamos a perceber que nosso corpo e nossa mente estão dando sinais de cansaço. Também não é pra menos, olha quanta coisa nós fazemos o dia inteiro. Isso inclui mãe, pai e filhos. Nossas agendas são tomadas de tarefas e nosso dia parece não ter 24h.

Por mais que você tente reduzir o número de atividades que as crianças desenvolvem, só as exigências da escola já são capazes de colocar a nossa organização à prova. Lição de casa, trabalho de pesquisa, trabalho de artes, ficha de leitura, avaliações, aulas extra escolares... Sem contar que pai e mãe também têm os seus extras para concluir em casa. E-mail para responder, relatório para concluir, provas para corrigir...

Quando temos um tempinho livre, que é raro, queremos descansar, mas aí os filhos querem a nossa companhia, querem brincar. Assistir a um filme, jogar uma partida de futebol, andar de bicicleta... Nesse momento chego a duvidar que o dia tenha mesmo 24h.

Mas em meio a toda essa correria, tenho a certeza de que a organização é realmente a melhor parceira para cumprir agendas e compromissos, mas que relaxar ao lado das crianças é o melhor combustível para dar ter energia e fazer as coisas com mais animação.

Por isso, entre uma atividade e outra, temos nos desligado das atividades rotineiras e dado a verdadeira atenção as crianças. Dessa forma conseguimos acalma-las e nos acalmamos. Uma partida de futebol, um joguinho de tabuleiro, uma jogo de cartas ou um trabalho manual são perfeitos para esses momentos. Acalmados os ânimos fica mais fácil fazer o que tem que ser feito, seja ler os e-mails, fazer o jantar, terminar o relatório, colocar a roupa na máquina ou fazer a lição e estudar. A família toda ganha.

Mas e preciso envolvimento de todos. De nada adianta a mãe sentar para jogar cartas e o pai sentar em frente a tevê.  Desconectar por alguns instantes dá resultado!  Experimente!

Imagem: parents.com
 
 
Comentários
1 Comentários

Um comentário:

  1. muito cansada
    mas manter a organização é muito importante

    Linda Tarde
    beijokas da Nanda

    Mamãe de Duas
    Google+Nanda

    ResponderExcluir