quarta-feira, 8 de outubro de 2014

O melhor presente no dia das crianças.

O melhor presente que podemos oferecer para nossas crianças é a nossa atenção. De nada adianta correr pra lá e pra cá em busca do presente perfeito, do presente de grife, do presente mais caro, porque estar junto e compartilhar dias de atenção é o que podemos oferecer de melhor.

Não somos contra presentes, bem pelo contrário, presentear alguém que gostamos é um ato de carinho e atenção, mas nunca, nunca deixe que o presente supere você. Nós: pais, familiares e amigos, somos o que uma criança pode ter de melhor. Bom mesmo é ganhar um jogo e ter com quem jogar, uma bola e ter com quem chutar, uma boneca e ter com que brincar, uma roupa e ter com quem passear, um livro e ter pra quem contar...

Por isso faça o que lhe vem ao coração. Se você pode e quer oferecer algo material, não há problema algum. Uma dica é conciliar o que você pode oferecer com as preferência da criança. Um item esportivo, um livro bacana, um brinquedo que estimule a criatividade são sempre os nossos presentes favoritos. E os eletrônicos? Desde que eles sejam direcionados a faixa etária da criança, compartilhados pela família e utilizados com cautela, também são bem vindos. Selecionamos alguns exemplos que talvez possa ajudar nessa escolha.

Para crianças que gostam de esporte: camisas de seu time preferido, chuteira, luva, bola, caneleira, mochila e bolsa esportiva, boné, raquete, malha e sapatilha de balé... Existe uma infinidade de opções que as crianças adoram (e os pais também). 

Para estimular a criatividade, brinquedos de montar como Lego e Playmobil são sempre divertidos e agradam várias idades. Kits de culinária, artes, jardinagem e marceneiro também divertem e são super originais. Lojas de brinquedos educativos são um prato cheio para sair da mesmice.

Ah! E não podemos esquecer dos presentes artesanais. Tudo que efeito de forma artesanal carrega valor. Uma boneca de pano, um brinquedo de madeira, bolachinhas decoradas... As feiras de artesanato das nossas cidades estão cheias de grandes artesãos e o dia das crianças nunca é esquecido por eles. Aqui em Curitiba temos a feira Feira do Largo  da Ordem que é incrível!  

E para relaxar e estimular a imaginação, os livros são sempre os campeões. As livrarias estão repletas de boas opções. Mesmo nas versões eletrônicas, podemos encontrar ótimas opções para ler no tablet. A Revista Crescer tem uma seleção dos 30 melhores livros do ano. Confira aqui! E o site Infantapps, nosso parceiro quando o assunto são os aplicativos, também pode ajudar você.

Não compre brinquedos sem certificação e fuja dos brinquedos com pilha. Custa muito quando não damos a nossa contribuição ao planeta, afinal, se já estamos consumindo, porque não fazer um consumo consciente?

E o que fazer com tantos brinquedos em casa? Pratique o desapego e sugira à criança uma doação. Afinal, se ela é presenteada por que não presentear? Caso não consiga fazer isso antes do dia das crianças. Planeje o desapego na semana seguinte e faça outras crianças felizes também. Ações como essa fazem diferença para quem ganha e para quem doa. Veja nossa sugestão neste post Tem muitos brinquedos, tá na hora de doar.

E se você aposta nos presentes presença, que tal uma ida ao cinema, um piquenique no parque, um almoço especial? E Feliz dia das Crianças!
Comentários
4 Comentários

4 comentários:

  1. É bem isso mesmo, Gisa! As crianças adoram ser presenteadas, principalmente, com brinquedos, mas de quê adiantar dar o presente, se não der atenção? se não brincar com ela?
    Por aqui, também praticamos o desapego, faz um bem e tanto..
    Ótimo texto!
    Bjos,
    Larissa Andrade.

    http://maternidadeecotidiano.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. com certeza nossa presença
    amor e carinho é o melhor presente
    para nossos filhos

    Linda Tarde
    beijokas da Nanda

    Mamãe de Duas
    Google+Nanda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nanda! Obrigada. Pra você também! Bjs

      Excluir