sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Torta Bacana - Receita das crianças para o Dia dos Pais.

RECEITA PARA O DIA DOS PAISDia dos Pais é uma data especial que pede celebração. E nada melhor do que celebrar preparando, junto com as crianças, uma comidinha gostosa para o papai. E não pense no trabalho, na bagunça ou na sujeira, mas no afeto que essa comidinha vai receber.

Você pode escolher a sua receita preferida, experimentar a receita de um amigo ou buscar uma receita em um site, livro ou programa de tevê. Selecionamos a nossa receita básica de torta salgada que usamos para preparar diversas outras variações de recheio. Escolhemos o frango porque normalmente agrada a todos, mas podemos fazer essa delícia com recheios diversos como legumes, palmito e até alcachofra, para os pais com paladar mais "sofisticado".

Levar as crianças para a cozinha exige alguns cuidados com o forno, fogão e objetos cortantes, mas nada que não possamos adaptar para que elas possam se divertir enquanto preparam os alimentos.
Para facilitar o trabalho, divida as tarefas em duas partes. Pode deixar a preparação do recheio para um e  a massa para o outro, dependendo da idade, ou pode deixar o recheio pronto antecipadamente e se divertir apenas com a montagem da torta. Separe todos os ingredientes para manter a ordem, dê as crianças seus aventais e peça que sigam a receita passo a passo.
 
Ah! Não deixe de registrar as imagens para compartilhar com os amigos e incentivar a cozinha terapia. Afinal, esses são momentos mágicos que ficam registrados na memória afetiva dos nossos filhos. Então aproveite!

Vamos a nossa receita: Torta Bacana de Frango
 
Ingredientes da massa:
500 g de farinha de trigo
250 g de margarina culinária
1 ovo inteiro + 1 gema para pincelar
5g de sal
5g de fermento biológico
água gelada

Ingredientes do Recheio:
500g de peito de frango cozido na água e desfiado (reserve a água do cozimento para preparar o molho)
2 tomates grandes picados
1 cebola grande picada
2 dentes de alho amassados
Sal, pimenta do reino e nós moscada a gosto.
Tempero verde a gosto (salsinha, cebolinha e manjericão picados)
2 colheres de requeijão cremoso
50g de Champion (sugestão)
Óleo para refogar

Modo de preparo da massa: Misture todos os ingredientes secos com a margarina até obter uma farofa. Acrescente o ovo inteiro e misture. Em seguida vá acrescentando a água gelada até que a mistura fique homogênea ao ponto de ser esticada. Quanto menos a massa for trabalhada, menos elástica fica, garantindo que fique mais crocante.

Modo de preparo do recheio:
Numa panela, refogue o frango desfiado com o alho num fio de óleo. Acrescente a cebola e refogue. Depois o tomate e tempere ao seu gosto. Vá acrescentando água do cozimento do frango que você reservou até que forme um molho consistente. Coloque o tempero verde e quando o frango incorporar o molho, acrescente o requeijão e o Champion. O molho precisa ficar grosso para que não prejudique a massa ao montar a torta. Se for necessário, acrescente ao molho uma colher de chá de amido de milho dissolvida em 1/4 de xícara de água fria e mexa até engrossar. Assim que ficar pronto, deixe esfriar um pouco e transfira para um recipiente frio e seguro para que as crianças possam montar a torta.
 
Montagem da torta: Sob uma superfície enfarinhada, estique a massa com a ajuda de um rolo e cubra o fundo de uma forma removível. Pode ser uma forma grande (25cm) ou várias forminha individuais. Faça tirinhas de massa (aprox. 1cm de largura) para cobrir a torta. As tirinhas podem ser feitas esticando a massa e cortando com uma faca sem ponta ou com cortador de pizza. As crianças adoram essa etapa! Coloque uma quantidade generosa de recheio na torta e cubra com as tirinhas, trançando-as uma a uma, de forma fácil, simples e sem mistérios. Nesse momento não existe regra e vale a criatividade de cada um. Pincele a torta com uma gema batida e leve ao forno pré-aquecido a 200º por aproximadamente 45 min ou até que a massa fique crocante nas bordas.
Na hora de montar o prato também é divertido. Desenforme para que ninguém se queime e coloque em um prato bem bacana. Deixe que as crianças decorem com um raminho de manjericão fresco e um fio de azeite de oliva. Pronto! Hora de servir com a bebida preferida do Papai. Aqui em casa a sofisticação está na combinação de bons produtos, carinho na preparação e criatividade na decoração
 
A revista Casa e Comida e os programas de tevê Cozinha PráticaTem Criança na Cozinha são os nossos favoritos quando o assunto é praticidade. Aprendemos a combinar receitinhas gostosas e um jeito carinhoso e simples de receber. Experimente incentivar os pequenos assistindo a programas de culinária, escolhendo os alimentos, preparação e decoração pratos. Os hábitos alimentares mudam para melhor.
 
Gostou? Tem alguma receitinha bacana que as crianças gostam de fazer? Então compartilhe com a gente. Quem sabe ela não aparece aqui.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário