segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Os bons e os maus alimentos para os dentinhos das crianças.

DICAS DO MÃE BACANA PARA CUIDADOS COM DENTES
Imagem
Nos cuidados com os filhos estamos sempre pensando em formas de garantir a saúde, não é mesmo? Idas regulares ao pediatra, cuidados com a alimentação, rotina de sono, prática de atividades físicas... Em meio a tantas preocupações, não podemos nos descuidar dos dentes.

As crianças, desde bebês, já pedem cuidados com os dentinhos. É preciso fazer a higiene da gengiva, evitar a ingestão de alimentos que contém açúcar e não deixar que adormeçam tomando mamadeira. Fazendo isso, certamente teremos muitos ganhos quando os dentes permanentes chegarem... E quando eles chegam... Prepare-se, porque começa uma nova etapa nos cuidados diários.

Quando os pequenos estão em casa, temos mais chances de acompanhar de perto estes cuidados, supervisionando os momentos da escovação e o que eles comem. Quando começam a frequentar a escola, contamos ainda com a alimentação balanceada e a prática da higiene bucal com os amiguinhos, mas a medida que vão crescendo vão deixando de praticar esses hábitos na escola e passam muito tempo com resíduos de alimentos nos dentes. E é aí que mora o perigo. É preciso criar o hábito da alimentação mais saudável possível para que os dentes permanentes sejam preservados.  
Para saber mais sobre como podemos ajudar nessa fase, conversamos com a Drª. Viviane Vivaldi, especialista em Ortodontia e Ortopedia Facial. Ela ressalta a importância da criança ingerir alimentos saudáveis e evitar os alimentos açucarados e ácidos. Para nos ajudar ela relacionou os “bons e os maus” alimentos. Assim podemos fazer melhores escolhas e tomar os devidos cuidados quanto a escovação.

Os bons alimentos são:
Folhas verdes e as frutas cítricas, como a laranja, o limão, a mexerica, o abacaxi e acerola contêm vitamina C e ajudam a prevenir a gengivite.
Os cereais integrais e vegetais folhosos escuros contém magnésio e junto com a vitamina D ajudam a fixar o cálcio.
O leite, a carne bovina, os ovos, as aves e o peixe são alimentos com fósforo e ajudam a compor os ossos dos dentes.
O brócolis, a soja, os vegetais verdes escuros, o leite e os derivados são ricos em cálcio e são
ótimos para ajudar a formar a estrutura dental.
A água e vegetais como o alho, a cebola, o agrião, a couve e maçã são fontes de flúor. O flúor é o principal agente contra a cárie.

Os maus alimentos:
Os açucares são os alimentos que mais se escondem nas comidas das crianças. Eles tornam o pH da boca cariogênico. Um pH mais ácido e propício à proliferação de bactérias. Por isso faz tão mau.
Os molhos contêm corantes e podem manchar e desmineralizar os dentes.
Os sucos industrializados e os refrigerantes contêm, em grande maioria, muito açúcar e corantes na composição.
As guloseimas como balas, chicletes e biscoitos são ricas em açúcar e são os alimentos mais nocivos aos dentes porque as crianças acabam comendo entre as refeições e não fazem a higiene bucal.
O limão é um alimento importante por conter vitamina C, mas deve ser consumido com moderação por sua acidez. Na hora da limonada basta usar o canudinho.

Segundo a Drª Viviane, quando incentivamos a ingestão dos bons alimentos de forma variada e evitamos ao máximo os maus alimentos, as crianças criam o hábito de comer bem e aprendem a comer os maus alimentos com cautela. Ela lembra que é preciso fazer a escovação corretamente, com escova, creme e fio dental adequados a cada faixa etária e visitar regularmente o dentista para ter dentes bonitos e saudáveis em todas as fases da vida.

E vamos combinar que o exemplo dos pais é fundamental. É bacana praticar a higiene bucal junto com a criança, incentivar e elogiar os resultados. O retorno de uma visita ao dentista pode ser um grande motivo para comemorar, se a criança não apresentar nenhum sinal de cárie. Mas nada de comprar uma balinha. Uma dica é apostar num novo kit escova e creme dental para continuar o trabalho de forma prazerosa e divertida.

Viese & Vivaldi

A Drª Viviane Vivaldi é formada pela PUC-PR, especialista em Ortodontia e Ortopedia Facial, mãe de Raul e Giulia e colaboradora do Mãe bacana.

 
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário