quinta-feira, 17 de julho de 2014

Volta às aulas? Ô preguiça!

ROTINA DE VOLTA AS AULASVoltar às aulas, mesmo quando a parada é breve, exige disciplina e muita, muita paciência. Quem nunca sentiu  a preguiça tomar conta do corpo e da mente e teve uma certa dificuldade em retomar a rotina? Normal! Durante as férias ficamos acostumados ao relaxamento e por isso precisamos deixar os pequenos entrarem na linha com calma. 
Durante as primeiras semanas após o retorno às aulas é normal que as crianças nos peçam insistentemente para fazer algumas coisas diferentes que faziam nas férias como: utilizar mais tempo os eletrônicos, comer guloseimas ou doces, ficar mais tempo na cama pela manhã ou simplesmente deixar a lição de casa para o dia seguinte. Por mais que seja duro dizer não, é possível retomar as regras sem muito estresse. Um dia cobramos os horários, no outro a utilização de eletrônicos, cortamos as comidinhas fora de hora... Cada um sabe bem como seus filhos reagem às mudanças e deve saber também em quais pontos deve ser mais rígido para que aos poucos tudo volte ao normal. O que não podemos, e não devemos, é modificar tudo num único dia.

Se seu filho ainda não voltou às aulas, pode começar a mudar algumas coisas antes mesmo do grande dia chegar. Caso já tenha retornado, como nós, tenha em mente que é preciso disciplina para que tudo volte ao normal, mas que o tempo ajuda a colocar as coisas no devido lugar.
 
Por aqui os pedidos para usar os eletrônicos são sempre o tema em debate, mas aos poucos vamos redefinindo a agenda da semana, respeitando os horários para despertar, almoçar e dormir e substituindo a utilização do videogame e do tablet por atividades escolares, mostrado que ninguém vive de férias. Estar na escola é bom demais!
 
Percebemos que evidenciar os pontos positivos do retorno às aulas ajuda na hora das lamentações. O que a escola possui de melhor, a convivência com os amigos, a prática dos esportes e todo o conhecimento que adquirimos quando estamos estudando. Ouvir e apoiar as dificuldades também são ótimas saídas para deixar a criança segura com o que sente e colocar as queixas de lado. "Entendo... A gente sente preguiça mesmo, não é fácil, mas eu posso ajudar você..."
 
Então, bom retorno!
Comentários
2 Comentários

2 comentários:

  1. Aqui as férias não acabaram ainda.... só começo de Agosto.
    Sempre na ultima semana de ferias já os coloco nas regras como nos dias de aulas, dormir no horário, tomar banho naquele horário etc. Assim me facilita o trabalho na semana que se inicia as aulas.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é ótimo Monalise! O que facilita para as mães, tranquiliza os filhos. Um beijo

      Excluir