segunda-feira, 23 de junho de 2014

Férias X Copa do Mundo

FERIAS X COPA DO MUNDOColecionar as figurinhas do álbum da copa do mundo levou crianças e adultos a uma verdadeira aula de integração. Quem ficou de fora desta prática perdeu uma grande diversão. Além de divertir, colecionar traz diversos outros benefícios. Nós pesquisamos todos eles aqui. Além de trabalhar aspectos positivos como organização e a socialização, as figurinhas ainda podem oferecer mais aprendizado. Para aprender um pouco mais, nós não paramos por aí e partimos para uma pesquisa sobre os países participantes.
 
Se você achava que não podia extrair mais nada dessa coleção, se enganou. Com lápis e papel nas mãos, estamos usamos a tecnologia para incrementar a brincadeira, dando alguns clicks no computador ou tablet e descobrindo coisas super interessantes sobre geografia, história e gastronomia.
 
Hoje por exemplo, como jogo do Brasil é contra Camarões, nossos pequenos jogadores descobriram que Camarões está localizada na costa oeste da África. Que a República de Camarões é uma das nações com a maior diversidade cultural do continente africano. Que além dos diversos dialetos, o idioma falado é o francês e o inglês. Que aproximadamente 230 grupos étnicos falam 250 línguas e dialetos nativos. Que o nome Camarões é em virtude do Rio Camarões. Nossa, quantas informações!

Sites como o Brasil Escola e Portal da Copa ajudam nesta pesquisa trazendo diversas informações que podem interessar diferentes idades. Na pesquisa pelos pratos típicos, encontramos receitas que dão água na boca. No caso de camarões, um dos pratos típicos é Ndolé, um prato preparado com camarões e boldo. Veja receita aqui.
 
Despois de pesquisar é hora de confeccionar as bandeiras de cada país. Com lápis de cor, caneta esferográfica ou tintas, eles desenham e pintam. Mas o que vale mesmo nesta pesquisa é a oportunidade de aliar a tecnologia, a escrita e arte para se divertir e interagir com as crianças.

Se você, assim como eu, já está em férias escolares por residir em uma cidade sede da Copa, aproveite para colocar a galerinha para aprender. Mas se as férias ainda não chegaram, reserve uns dias para essa atividade. Temos certeza que vai adorar!
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário