segunda-feira, 24 de março de 2014

Quarto bacana - Como organizar o quarto das crianças.

DICAS MAE BACANAOntem reservei uma parte do dia para fazer uma arrumação geral no quarto das crianças. O que para muitos pode ser uma tortura, para mim é uma diversão. Sempre digo que organizar a casa permite que você abra espaço para o novo e para boas energias. Sujeira e objetos parados não combinam com uma vida saudável. 
 
Mexendo em todas as gavetas e prateleiras, verifiquei roupas, brinquedos, material de estudos e artes, jogos e livros. Faço isso com certa frequência, mas sempre me surpreendo com a quantidade de objetos que as crianças possuem. Será que precisam de tantas coisas?
 
Quando percebemos esses excessos passamos a questionar muito mais a nossa forma de consumir e isso vale para absolutamente tudo. Desde as miudezas que compramos nos passeios de final de semana, quanto aos presentes e roupas que compramos nas idas ao shoppings ou nas viagens de férias. Você acaba percebendo que quanto mais você tem, menos usa. E isso vale muito para as crianças, afinal estamos ensinando a mesma forma de consumo.
Assim, uma parte dos brinquedos, roupas e livros já está reservada para uma próxima ação social, mas algumas peças de roupas também levamos em um brechó bacana para praticar a troca. Ao invés de comprar outra, trocamos. Nesse processo de organização aproveitamos também para trazer de volta alguns objetos que há tempos estavam escondidos e isso é muito bom. Há um resgate de boas lembranças. 
 
Se você também quer fazer o mesmo, reserve um dia para isso e mãos à obra. Você vai ver como vale a pena. Aproveite e envolva as crianças no processo de descarte, organização e limpeza. Nem que seja de uma gaveta ou prateleira. Para valorizar é preciso envolvimento.
 
Dicas:
  • Para a limpeza, utilize um pano úmido embebido em uma mistura de água e um pouco de vinagre branco ou, se preferir, apenas álcool.
  • Para facilitar o seu trabalho, separe umas caixas, cestos ou sacolas com três finalidades: Descarte, doação e conserto. Assim, o que não for guardado ou precisar de reparo, vai sendo selecionado.
  • Para facilitar a organização faça uso de caixas, cestos, prateleiras, potes, latinhas, nichos e ganchos. 
  • Não deixe todos os brinquedos a mão. Faça um rodízio com os brinquedos e selecione uma parte para guardar em caixas nos lugares mais altos. Assim, numa próxima organização, os brinquedos novamente serão uma novidade. Isso funciona muito bem para as crianças menores que não têm muita noção de tudo que possuem. A partir dos 8 anos elas já se recordam com mais facilidade e conseguem ter acesso fácil às prateleiras em suas escaladas.
  • Não tenha pena de se desfazer dos objetos. Tenha sempre em mente que sempre há alguém precisando muito mais do que você.
  • Depois, se preferir, coloque saches perfumados para afastar os insetos e deixar um cheirinho bom. 
 
Leia também: Como Organizar o Quarto das Crianças - OZ! e veja que existem organizadores que podem ajudar nessa empreitada.

Gostou? Então faça a sua organização e surpreenda-se com os resultados.


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário