segunda-feira, 17 de março de 2014

O café da manhã das crianças.

O café da manhã é, sem dúvidas, uma das refeições mais importante do dia, segundo nutricionistas. E para as crianças isso não é diferente. Tomar um café da manhã equilibrado garante energia para desenvolver as atividades durante todo o dia. Porém, muitas crianças não têm esse hábito diário, saindo de casa ou permanecendo durante muito tempo, sem uma alimentação adequada. Mas como fazer para que o café da manhã se torne um hábito? 

Nada acontece por acaso. É preciso dedicação e mudança de hábitos da própria família. O primeiro ponto é favorecer esse evento, sentando à mesa com a criança, mesmo que num primeiro momento ela não coma nada. Para que tenha apetite é preciso deixar que ela tenha o seu tempo de despertar. Talvez esse seja o grande problema de muitas crianças não gostarem de café da manha, a correria. O café da manhã adequado é aquele variado e com muitos nutrientes.
 
 
PROTEÍNAS + CARBOIDRATOS + GORDURAS + FRUTAS + FIBRAS + MINERAIS

As proteínas estão presentes no leite, iogurte, queijo e peito de peru, por exemplo. Os carboidratos presentes nos cereais, pães, biscoitos, torradas, flocos de aveia, milho, etc. As gorduras em pequenas porções na manteiga ou margarina. As frutas que podem ser também em forma de sucos naturais ou integrais. 

Incluir outros alimentos como geleias e mel podem fazer grande diferença no sabor do café da manhã.

Ficar sem café da manhã faz com que a criança sinta fome no meio da manhã e acabe comendo alimentos com alto conteúdo de açúcar e gorduras, como doces, bolachas... E tantos outros que afetam o sobrepeso e a obesidade durante a infância.

Não existe mágica para mudar hábitos do dia pra noite. Eu também tenho trabalhado algumas mudanças e percebo que precisamos é persistir. Se desde cedo a criança é acostumadas a tomar um bom café da manhã, seu organismo se habituará e exigirá um bom desjejum todos os dias. E assim, prevenimos o que hoje é uma preocupação mundial dos especialistas em alimentação: a obesidade infantil.

Leia também Tomar café da manhã todo dia evita aumento de peso e faz bem à saúde - Programa Bem Estar

E você? Como tem sido o café da manhã na sua casa?
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário