quarta-feira, 26 de março de 2014

Massa de modelar caseira


Imagem
Brincar com massinha de modelar é uma das atividades infantis favoritas das crianças. Criar formas, animais, comidinhas, não há mesmo limites para a imaginação com essa brincadeira, que além de versátil, ajuda a estimular a coordenação motora e a imaginação.

Na verdade, fazer massinha em casa é fácil, e você pode inclusive prepará-la com a ajuda das crianças. Neste post, oferecemos uma receita de massinha bem prática que fica super macia e não gruda no tapete. Por que não experimentar você também, a diversão vai ser garantida!


Para fazer massinha caseira você vai precisar de:

1 e 1/2 xícara de chá de farinha de trigo
1/3 de xícara de chá de sal
2 colheres de chá de cremor de tártaro
1 e 1/2 xícara de chá de água
Corante alimentício
1 e 1/2 colher de sopa de óleo

Você deve estar se perguntando o que é cremor de tártaro, não é mesmo? Na verdade, esse ingrediente nada mais é do que um sal orgânico, que também é usado como fermento na produção de pães e doces. Uma de suas características é que ele evita a cristalização de açúcar. Ou seja, nessa receitinha, é o cremor de tártaro que vai dar a maciez à sua massinha, deixando-a muito semelhante àquelas compradas nas lojas. Você irá encontrar esse produto nos supermercados, casas de doce, lojas de festas infantis e até mesmo em farmácias com o nome de Bitartarato de Potássio.

Modo de preparo: 

O primeiro passo é colocar todos os ingredientes secos em uma panela. Em seguida, acrescente a água, o óleo e o corante alimentício. Como é necessário levar a panela ao fogo, peça para as crianças apenas observarem a mágica acontecer, enquanto você se encarrega de mexer a mistura em fogo baixo. A mistura vai empelotar um pouco, mas basta mexer bem até a mistura ficar homogênea. Desligue o fogo e deixe a massinha esfriar. Depois de fria, é bom sovar um pouco para dar maciez à sua massinha. Se quiser dar um cheirinho de morango ou menta, há ainda a opção de colocar essências de sabores no preparo da mistura.

Fácil, não é mesmo? Depois de pronta é só manter a massinha em potinhos ou saquinhos plásticos, como os da foto. Mas, lembre-se, diferente das massas de modelar comercializadas, essa massinha caseira tem validade de duas ou três semanas. Portanto, você deve jogar fora quando começar a aparecer fungos. 

Uma outra recomendação, como a receita leva farinha de trigo, essa massa de modelar caseira não é indicada para crianças com intolerância e alergia a glúten.

Gostou? Este post é uma parceria do OMO com o Mãe bacana. Uma forma de incentivar as brincadeiras de criança.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário