terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Voltas às aulas, à rotina e a agenda.

As férias acabaram e as crianças estão voltando às aulas, à rotina de horários e ao cumprimento das agendas. Atualmente a agenda dos pequenos anda muito cheia de compromissos escolares e extra escolares. Mas como montar agenda semanal bacana buscando o bem estar da criança e o cumprimento da rotina?
Ter uma agenda semanal ajuda a criança, não só a organizar a rotina, mas visualizar os compromissos, aproveitar e valorizar o tempo livre para fazer o que gosta. A indicação dos especialistas é que abaixo de 7 anos, além da escola, o foco sejam as brincadeiras. A partir dos 7 anos é saudável incluir algumas atividades esportivas, artísticas ou idiomas, mas sem exagero. Com 12 anos, e mais maturidade, elas podem escolher o que realmente gostam e o que podem cumprir. A pressão com a agenda apertada gera ansiedade e pode trazer outros problemas como fadiga e até depressão.

Para avaliar se a agenda que criamos está de acordo com as necessidades e possibilidades da criança, devemos prestar atenção em como ela reage as exigências durante a semana e como se sente nos finais de semana. Se ela se sentir cansada e irritada pode ser um sinal de que não está dando conta.

Muitos pais optam pelas diversas atividades para que os pequenos não fiquem ociosos em casa enquanto eles trabalham, mas é preciso tomar cuidado para não ir no embalo da vida moderna que anda pregando agendas lotadas para desenvolver habilidades nas crianças desde muito cedo. Quando percebemos estamos todos fazendo com que a rotina dos nossos filhos se torne estressante. As opções de atividades esportivas, artísticas e idiomas são mesmo muito atraentes não só para as crianças, mas para os pais. Na nossa época nada disso existia e é mesmo difícil resistir. É preciso respeitar os limites da criança antes de tudo.

Todos os anos montamos uma agenda. Nessa etapa da vida estamos priorizando a escola, o tempo de brincar e algum esporte. A medida que vão crescendo vão demonstrado interesse real em uma ou outra atividade diferente. Incluímos essas atividades em dias alternados e deixamos umas horinhas na semana para o uso das tecnologia, que roubam demais o tempo livre. Sempre tentamos envolve-los na montagem dessa agenda por acreditar que a participação participar da montagem estimula o cumprimento das tarefas e torna a semana mais divertida.

E não pense que mesmo com essa organização as coisas não saem fora do controle. Vamos adaptando as atividades conforme a necessidade. Dias de avaliações, dedicação maior aos estudos e uma compensação divertida nos finais de semana. Nada livre de reclamações, mas também de reconhecimentos. E vocês, já montaram a agenda semanal? 


AGENDA SEMANAL

HORÁRIO


2ª.


3ª.


4ª.
 

5ª.


6ª.


SÁB

  9h

  Café
  Café
  Café
  Café

  Café
Café
  10h

Estudo

 Estudo 

 Estudo
 Estudo
 Estudo 

  Futebol

  11h

  Brincar
TV

   Eletrônico
  Brincar
TV
  Brincar
TV
 Eletrônico
  Futebol

  12h
  Almoço

  Almoço

  Almoço

  Almoço

  Almoço

  Almoço

  13h - 17h

  Escola

  Escola

  Escola

  Escola

  Escola

   
  18h

  Judô

  Brincar
na
 escola
  Judô

  Brincar na
escola
  Brincar
na
escola

Fim se semana

  19h
 
  Lanche
  TV
  Banho 
  Lanche
  TV
  Banho
  Lanche
  TV
  Banho
  Lanche
  TV
  Banho
  Lanche
  TV
  Banho
  20h
  Lição
  Lição

  Lição
  Lição
  Lição
  21h

  Brincar

  Brincar

  Brincar

  Brincar

  Brincar

  22h

  Ler
  Dormir

  Ler
  Dormir

  Ler
  Dormir

  Ler
  Dormir

  Ler
  Dormir

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário