quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Leitura no tablet

 

A leitura ajuda a entender e melhorar a escrita, logo facilita a alfabetização e ajuda a criança em todas as disciplinas. Criar o hábito de ler desde cedo e buscar ferramentas que ajudem no desenvolvimento da leitura ajuda no desempenho de todas as disciplinas. Afinal livro didático está presente no dia a dia da criança trazendo muitas informações. 

Ler melhora a pronuncia, a comunicação, desenvolve a criatividade e a imaginação. Sem contar que uma boa leitura diverte, relaxa e amplia a cultura. Mas com o avanço da tecnologia, o hábito de ler diariamente pode estar sendo prejudicado, já que as crianças estão frequentemente plugadas. Uma pesquisa recente da CRESCER, sobre tecnologia, revelou que 52% de meninos e meninas de 5 a 8 anos têm um tablet só para eles.

Para mostrar que a leitura pode sim sem mantida e associada ao mundo tecnológico, fomos buscar APPS infantis que possam nos ajudar a incrementar esse universo e a formação desse hábito tão importante para a vida: LER. Veja!

A meninas do Narizinho Arrebitado: É o primeiro livro para crianças de Monteiro Lobato. Narizinho e Emília mergulham no Reino das Águas Claras e conhecem seus curiosos habitantes, vivendo aventuras fantasiosas. Lançado em 1920, essa obra foi um sucesso e continua assim até hoje.

Amazonas, em busca da mãe natureza: É uma fonte de conhecimento e diversão para as crianças a partir dos 4 anos. São 28 páginas ilustradas com centenas de interações, animações, trilha sonora exclusiva e original. Com versões em três idiomas: Português, Inglês e Espanhol, para que a criança pratique e aprenda novas línguas.
Quem soltou o Pum? Um livro de grande sucesso da editora Companhia das Letrinhas virou livro interativo e traz trapalhadas do cachorro chamado Pum. O livro permite que as crianças comandem seus movimentos.

Rapunzel: Um livro baseado no famoso conto dos irmãos Grimm que conta a história de uma linda moça que vive na torre de uma bruxa. Com seus longos cabelos dourados ela é mantida numa torre por uma bruxa. Nele a criança pode ajudar o pai de Rapunzel colher rabanetes, balançar o berço do bebê ou tentar salvar o príncipe. Com diversas animações o livro aceita múltiplos toques simultâneos.

O Patinho Feio: O conto de Hans Christian Andersen é um clássico super bem vindo na versão tecnológica. Difícil não gostar.

Os Dez Amigos de Ziraldo: Esse livro narra a divertida trajetória de encontro entre os dez dedos das mãos. Muito bom!

Como em qualquer escolha de livros, é preciso ficar atento para a qualidade. Para que seja considerado uma boa versão interativa é preciso que a criança participe da história. Muita informação e sons exagerados que tirem o foco da leitura devem ser observados. Essas informações é uma contribuição do INFANTAPPS.

Gostou? Tem alguma dica para compartilhar? Então deixe uma indicação aí nos comentários. Quem sabe não montamos um post com as suas indicações?
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário