segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Cozinha bacana - Como organizar o armário de louças

Voltando a pensar em organização e em tudo que pode nos ajuda a deixar a casa prática e bonita, chegou a vez dos armários de louças da cozinha. É hora de colocar ordem nos pratos, copos, pires, xícaras, tigelas, refratários e afins. Uma cozinha entulhada de louças serve apenas para atrapalhar o nosso dia a dia. Por isso, reserve um dia para essa tarefa, mesmo que você conte com a ajuda de alguém para organizar e cozinhar, ter uma cozinha funcional é bom para toda família. 

A primeira grande sacada é separar as louças dos mantimentos. Utensílios limpinhos de um lado, comidas do outro. Assim fica mais fácil manter a limpeza e a organização.

DICA MAE BACANA

1. Retire tudo que possui de dentro dos armários e faça uma limpeza. Algumas pessoas gostam de manter a base dos armários forradas com papel ou tecido. Siga o seu gosto.

2. Depois separe todos os itens por categorias: chá e café, jantar, copos, cristais, travessas e afins. 

3. Verifique o estado de cada item, eliminando tudo que estiver quebrado ou que não permita formar jogos. Lindas xícaras perdidas pode ganhar um novo pires e formar um novo jogo de chá ou café. Um prato sobrando de um aparelho de jantar que você ganhou no casamento pode decorar a parede ou formar um jogo sortido bem divertido. O que não usa ou não gosta deve ser doado ou descartado. 

4. Pense que menos é mais, sempre! Não adianta você ter vários jogos de jantar se todos estão nicados, com peças faltando ou sem uso. Opte por peças que você gosta e utiliza.

5. Anote os itens que faltam para formar jogos ou que fazem falta no dia a dia. Assim, na hora da compra você escolhe o que realmente precisa. 
 
6. Defina o armário em que você vai guardar toda a louça e organize cada categoria que você separou anteriormente dentro de cada nicho ou prateleira. Aposte em organizadores de madeira ou de metal para otimizar os espaços, formando prateleiras ou ganchos. Mantenha nos armários mais altos os itens que utiliza pouco e nos mais baixo os que utiliza diariamente.
 
As imagens são para ilustrar como cada categoria pode ser organizada. Independente da sua cozinha ser grande ou pequena, com armários ou gavetas, a melhor forma de organizar é se manter fiel aos espaços. Nada de entulhar itens desnecessários, viu?

Então, mãos à obra! 
 
Comentários
2 Comentários

2 comentários:

  1. Gisa sempre sonhei com uma cozinha toda planejada, se Deus quiser esse ano sai, já priorizamos esse ano não ter muitas viagens e arrumar a casa, só quero ver se consigo, pois amo viajar rsrsrs, mas as duas coisas não para ser feito. Excelente dicas !!!

    Tri-beijos Desirée
    http://astrigemeasdemanaus.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Desirée! Também adoro uma cozinha bem planejada pois é o ambiente da casa que mais utilizamos. Mas quando não temos um armário do jeitinho que sonhamos podemos fazer adaptações que funcionam. Assim a gente vai vendo certinho o que realmente precisa e pode montar a cozinha dos sonhos. Torcendo para que venha uma linda cozinha. Afinal, as meninas gostam de fazer biscoitos, não é mesmo?

      Excluir