segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Cozinha bacana - Como escolher e organizar as panelas.


Não existe cozinha sem panelas, não é mesmo? Mesmo que não seja você a mestre ou o mestre cuca, as panelas precisam estar em bom estado e organizadas para que a comidinha da família seja bem preparada. Por isso é preciso ter cuidado com esses utensílios.

Antes de qualquer organização, veja como escolher as panelas. O site Cybercook, onde acompanhamos algumas receitinhas deliciosas, traz um manual sobre panelas. Segundo o site, as panelas de Inox são as mais resistentes, distribuem o calor e não liberam substâncias toxicas para os alimentos. As panelas de ferro são as que trazem maior benefício à saúde porque liberam o mineral nos alimentos e contribuem para o combate à anemia, mas exigem um cuidado maior para manutenção, porque não podem permanecer molhadas devido ao ferrugem. O mesmo acontece com as panelas de ferro fundido, além dos benefícios do ferro, são versáteis indo com fogão para o forno à gás, elétrico e até churrasqueiras.

DICAS DO MAE BACANA
Imagem
Já as panelas de Teflon, muito usadas em frigideiras, permitem cozinhar os alimentos com pouco óleo, devido ao material antiaderente, mas exigem cuidados com o material Teflon, que não pode ser danificado. Já as panelas em esmalte, super bonitas, impedem o desenvolvimento de bactérias, mas exigem muito cuidado na manutenção, principalmente com o uso de produtos abrasivos. São muito utilizadas para o preparo de alimentos rápidos, como a comida de bebês. As tradicionais panelas de alumínio são as menos indicadas pois podem liberar o material nos alimentos e exigem uma manutenção muito maior para que continuem bonitas. Se preferir esse tipo de panela, evite deixar o alimento por muito tempo na panela quente. Independente do tipo ou modelo que você escolher, o mais importante é o cuidado com cada uma delas. Limpeza e manutenção sempre.

Sabendo escolher a melhor panela para a sua família, agora saiba como pode organiza-la na sua cozinha. Inclusive selecionamos algumas imagens que podem ajudar na organização ou inspirar algum projeto de mudança, se esse for o seu caso.
1. Da mesma forma que em qualquer organização, retire tudo do armário e verifique o estado das panelas. Se estiver faltando tampa, parafusos ou cabos, selecione para manutenção. Mantenha somente o que estiver em bom estado de conservação e elimine as que estiverem danificadas.
2. Verifique o tipo ou modelo de panela que falta no seu jogo. Anote e programe a compra. Se você gosta de praticar a cozinha terapia, como eu, deve ter loucura por panelas. Então vale a pena o investimento.
3. Defina o local onde as panelas serão acomodadas e guarde-as conforme a sua necessidade e gosto. Armário, prateleira, gavetas... Cada panela pode ser guardada com a sua tampa e empilhada ou pode ser colocada uma dentro da outra com as tampas ao lado.

DICA DO MÃE BACANA 
Panelas penduradas na cozinha viraram parte da decoração. Se você gosta desse estilo, aproveite para aliar a praticidade com a decoração. Pode pendurar as mais bonitas ou as mais utilizadas. Assim libera espaço nos armários.  
DICAS DO MAE BACANA

Então é hora de fazer a organização. Mãos à obra!
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário