segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Cozinha bacana - Como organizar a geladeira



DICAS DE COMO ORGANIZAR A GELADEIRAVoltando com o assunto organização da casa, vamos organizar a geladeira. A geladeira é um dos eletrodomésticos mais importante da nossa cozinha e precisa de uma atenção especial, para se manter organizada, limpa e em perfeito funcionamento.

 Alguma vez você encontrou alimentos vencidos, estragados ou simplesmente não encontrou o que queria pela falta de organização? Mas isso pode acabar se você seguir algumas regrinha de organização.

1. Tire tudo de dentro da geladeira e faça uma limpeza geral. No manual de cada fabricante tem sempre a orientação de como deve ser essa limpeza. Nada de produtos com cheiros fortes ou abrasivos. Prefira pano úmido e detergente neutro.

2. Elimine os alimentos vencidos, estragados e coloque todos as sobras de comida em potes herméticos de vidro, de preferência.
3. Para manter a ordem e a qualidade dos alimentos selecione-os antes de posiciona-los. Diferentes alimentos pedem uma refrigeração mais alta ou mais baixa e cada compartimento do refrigerador tem essa função. Carnes que serão consumidas no mesmo dia devem ficar no lugar mais frio e mais alto. Verduras e legumes devem ficar no lugar mais baixo com temperaturas mais amenas depois de lavados e armazenados em saquinhos plásticos. Potes de vidro com comidas ou sobras do almoço e jantar devem ficar nas prateleiras centrais com fácil visualização, assim você não esquece de consumir. A água e as bebidas podem ficar nos compartimentos da porta, como os podes de geleia e molhos. Ao contrário do a própria geladeira indica, os ovos não deveriam ficar na porta, devido a variação de temperatura. Se preferir, armazene-os em potes de vidros depois de lavados.
 
4. Potes em vidro hermeticamente fechados são a melhor solução para manter a organização da geladeira. Prefira os potes retangulares e quadrados que permitem encaixes e aproveitamento do espaço interno do refrigerador. Além disso permitem circular da geladeira/freezer direto para o micro-ondas e lava-louças sem eliminar substâncias tóxicas com a variação de temperatura.

5. Itens de café da manhã, como manteiga, doces e frios podem ficar sobre uma bandeira e ir diariamente direto para a mesa.

6. Cestinhos ou organizadores ajudam aquando precisamos ganhar espaço na geladeira e separar alimentos por categorias.
DICAS DE COMO ORGANIZAR A GELADEIRA

O bom funcionamento da geladeira depende de alguns fatores como: não manter a porta aberta por muito tempo, não colocar panos ou protetores nas prateleiras, não colocar alimentos quentes, fazer a limpeza corretamente e fazer uma manutenção preventiva conforme orientação do fabricante.
 
Uma geladeira organizada estimula os bons hábitos alimentares. Já pensou nisso? 

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário