quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Campanha Mostre a Língua para o Câncer de Boca

APOIO MAE BACANA
Esta semana, especialmente no dia 4 de fevereiro, foi o Dia Mundial do Câncer. 

Câncer é o  nome dado ao conjunto de diversas doenças onde o crescimento desordenado de células atacam tecidos e órgãos. Essas células dividem-se rapidamente formando tumores malignos que podem espalhar-se para outras regiões do corpo. As causas do aparecimento do câncer podem ser externas ou internas ao organismo.

Apesar de ser uma doença que afeta milhões de pessoas em todo o mundo de forma agressiva e incontrolável, o câncer tem tratamento quando diagnosticado cedo. Por isso é tão importante acompanhar qualquer mudança no nosso corpo, fazer exames frequentes e levar uma vida saudável. Segundo o INCA - Instituto Nacional do Câncer, as causas externas referem-se ao meio ambiente, hábitos ou costumes de uma sociedade e as internas, 
normalmente são geneticamente pré-determinadas e ligadas à capacidade do organismo de se defender das agressões externas.

E com a boca não é diferente. O Câncer de Boca afeta lábios e interior da cavidade oral. Esse tipo de câncer está em 5o. lugar entre os homens e 6o. lugar entre as mulheres totalizando 14.170 casos em 2012.

Dentro da boca devemos observar gengivas, bochechas, céu da boca, língua e a região abaixo da língua. Qualquer ferida que não cicatrizar em 15 dias, caroço, inchaço, manchas nas gengivas e céu da boca, nódulos no pescoço, dificuldade de mastigar e ronquidão frequente deve ser motivo para procurar um especialista.

APOIO MAE BACANA
Júlio Rocha
O Mãe bacana quer ajudar na prevenção, por isso está divulgando a Campanha Mostre a Língua. Divulgue você também, compartilhando as informações da fanpage, adquirindo a camiseta da campanha e alertando amigos e familiares sobre a prevenção.

Comentários
2 Comentários

2 comentários:

  1. Eu não conhecia essa campanha, Gisa. Adorei! Vou divulgar! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também conheci há poucos dias e não resisti. Obrigada por divulgar! Beijos

      Excluir