terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

A reunião da escola e as expectativas dos pais

Todo ano letivo vem acompanhado da primeira reunião da escola. É chegado o dia de conhecer mais de perto a instituição que escolhemos para os nossos filhos: proposta pedagógica, metodologia de ensino, professores, funcionários e novos amigos.    
 
Chegamos à reunião e percebemos uma certa apreensão no semblante dos pais. Alguns são novos na cidade ou na escola e talvez estejam aflitos com algumas mudanças. Outros, apesar de parecerem adaptados, também carregam suas dúvidas e expectativas em decorrência da mudança de nível. Todos, sem dúvida querem se sentir acolhidos e desejam o melhor para os seus filhos.
 
EXPECTATIVAS DOS PAIS NAS REUNIÃO DA ESCOLA
 
Mas é fácil entender essa apreensão. A reunião escolar não é apenas um protocolo da instituição, mas uma forma de entender melhor como tudo funciona. É nesse momento que nos damos conta do tamanho da nossa responsabilidade em educar e da necessidade de mantermos uma boa parceria entre escola e família. Independente de sermos pais calouros ou veteranos, todos nós ficamos um pouco apreensivos e devemos aproveitar para sanar as nossas dúvidas. 

E toda apreensão gera alguma expectativa. Mas pense que estamos todos no mesmo barco. Quem não tem expectativas quanto ao futuro dos filhos? Muitas vezes podemos achar que somente nós estamos inseguro e que somente o nosso filho vai ter dificuldades de adaptação, mas todos nós temos nossas dúvidas e medos. Faça dessa primeira reunião uma oportunidade de criar lanços entre família e escola e laços com outras famílias, assim tudo fica mais fácil. Procure relaxar e aproveitar esse momento. Com o tempo vamos nos adaptando e tudo vai se encaixando.
 
Nós aqui também temos as nossas expectativas. Já estreamos em duas escolas e sabemos que é sempre a mesma coisa. Recebemos muitas informações e ficamos dias pensando em como vamos lidar com as exigências ao longo do ano, mas com o tempo os nossos medos vão se transformando em conquistas e as pessoas que pareciam apenas pais e professores vão se tornando grandes amigos.
 
Hoje as redes sociais podem ajudar a criar esses laços. Nós, por exemplo, criamos um grupo em uma das redes sociais para acolher, compartilhar e aproximar pais de alunos que cursam o mesmo ano, independente da turma que estão atualmente. A ideia é  manter o contato e as amizades mesmo com as mudanças. E a experiência tem sido muito bacana.
 
E você, já teve a sua primeira reunião escolar? Como lida com as suas expectativas? Conte pra gente! 
 
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário