quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

A História da LEGO

Nós somos apaixonados pelos famoso blocos de plástico. E quando gostamos muito de algo ou de uma marca, gostamos também de saber mais sobre a sua história. Foi assim que descobrimos a história da LEGO e resolvemos contar aqui, pra vocês. 
 
O LEGO foi criado pelo humilde carpinteiro Ole Kirk, na Dinamarca. Em meados de 1916 Ole Kirk ganhava a vida construindo casa e móveis para os fazendeiros da região de Billund, com a ajuda de um grupo de aprendizes. Em 1924 um incêndio destruiu a sua fábrica, mas ele encarou o desastre como uma oportunidade para construir uma oficina maior. Com a depressão na Europa, atingindo em cheio o modo de vida da comunidade dinamarquesa ele teve que buscar minimizar os seus custos de produção. Como poucas pessoas estavam construindo ou mobiliando, Ole Kirk começou a produzir versões em miniatura dos seus produtos, apenas como modelos. Foi então que ele recebeu um incentivo do governo dinamarquês para produzir brinquedos de madeira.
HISTORIA DA LEGO POR MAE BACANA
LEGO madeira - Década 30
A partir de 1934, com apenas seis funcionários, a empresa de brinquedos adotou o nome LEGO, que significa "eu ponho junto". Em 1950, com o advento do plástico, Ole Kirk começou a produzir brinquedos desse material, mas a manufatura com o plástico para brinquedos não era muito bem vista, nem pelos comerciantes nem pelos consumidores de brinquedos da época. Porém ele perseverou e em 1954 a empresa ganhou um diretor administrativo que começou a participar de feiras de brinquedos. O novo diretor chegou a conclusão que a LEGO precisava proporcionar diversão ilimitada, estimular a imaginação, a criatividade e o desenvolvimento infantil em todas as idades. Além de ser um produto seguro e de qualidade. Foi então que em 1958 o design clássico foi melhorado e patenteado, aumentando as vendas do brinquedo, mesmo ano em que Ole Kirk faleceu e que o sistema LEGO se transformou no brinquedo mais popular da Europa. 
HISTORIA DA LEGO POR MAE BACANA
Em 1960 um outro incêndio destruiu a empresa e o estoque de brinquedos de madeira, fazendo com que a LEGO optasse por produzir somente a linha em plástico. Na mesma década foram criados os primeiros manuais com instruções de montagem, um dos mais populares itens da Lego, o Lego Train System, o primeiro parque temático LEGOLAND, em Billund e a famosa linha LEGO Duplo para crianças menores. Em 1970 as vendas cresceram tanto que a empresa contava com mais de novecentos funcionários, passando para a linha de mobiliários de bonecas e expandindo para os meios de transportes.

Hoje o LEGO é um produto que passa de pais para filhos, é recomendado por educadores e terapeutas, é utilizado não somente de forma lúdica, mas para ensinar e aprender. Tem também influenciado diferentes campos, como a arte, a socialização e a robótica. 

Não queremos aqui fazer propaganda a favor da LEGO, mas demonstrar a nossa paixão por uma dos melhores brinquedos para divertir, ensinar, presentear e compartilhar.  
 
Acompanhe nos próximos post como organizar as peças de LEGO e como montar uma caixa para carregar as peças e brincar.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário