quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Cozinha bacana - Como organizar potes plásticos e similares.

Se você tem crianças certamente tem, na sua cozinha, muitos potes e utensílios em plástico e sabe que o armário que acomoda esses utensílios pode virar um verdadeiro caos. É preciso manter a ordem. Pessoalmente acho a parte mais chatinha da cozinha. Quando você resolve tirar um pote, parece que vira uma bagunça. 

Para que tudo fique mais fácil, você pode seguir algumas dicas.

1. Primeiro tire tudo para fora do armário e veja o que realmente é necessário permanecer. Com o tempo alguns potes ficam velhos e oferecem perigo à saúde.

2. Depois forme jogos e elimine o restante. Nada de guardar potes sem tampas e potinhos de alimentos que não vão servir pra nada. Recicle!

3. No espaço que você possui, escolha a melhor forma de guardar. Ordene por formato e depois por tamanho. Feche cada pode e empilhe ou mantenha um dentro do outro com as tampas abaixo de cada um deles. 

4. Veja o que realmente está em falta, anote o que precisa e compre o que realmente vai usar. Dê preferência para utensílios da mesma marca ou modelo para que você possa fazer encaixes e manter a ordem.

5. Juntamente com os potes, você pode guardar os copos plásticos, tigelinhas para cereal e potes de sobremesa... Tudo que for em plástico. Para esses utensílios a regrinha é a mesma. Elimine o que não estiver em bom estado, com peças faltando ou não que não sejam mais úteis para a idade da criança.

6. Mantenha a ordem, não acumulando e ensinando também a pessoa que ajuda na sua casa. Em qualquer arrumação o que vale mesmo é não ter excessos. Do que adianta ter muitos potes e utensílios plásticos se na hora que você precisa não consegue encontrar?

E lembre-se, os utensílios em plásticos possuem uma série de compostos químicos, dentre eles o bisfenol ou BPA. O bisfenol possui uma substância tóxica que é liberada no alimento armazenado em embalagens plásticas. E quando esse plástico é levado ao micro-ondas a quantidade da substância tóxica aumenta e libera mais rápido que o normal, quando aquecido.
 
Na medida do possível, deveríamos evitar o uso de plásticos. Bom para a higiene e saúde mesmo são os potes em vidro hermeticamente fechados com tampas. Podem ir para a mesa, freezer e micro-ondas sem eliminar substancias tóxicas. Os potes em vidro têm um custo bem mais alto que os de plástico, mas você pode ir substituindo um a um, a cada compra que fizer no supermercado, por exemplo.

Aqui em casa já conseguimos fazer essa substituição e mantivemos os potes em plástico somente para escola e passeio. E você? Consegue manter a ordem desse cantinho da cozinha?
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário