quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

O que fazer durante as férias? Leitura!

As férias é um período muito esperado, não só pelas crianças, mas por nós adultos. Esperamos desacelerar, comer sem pressa, caminhar e se exercitar mais, dormir até mais tarde e tirar um cochilo durante o dia. Mas quem disse que todos nós temos a oportunidade de gozar 30 dias de férias nesse ritmo. Nem todos, não é mesmo? Mas isso não significa que devemos desanimar. Se as férias da família incluir uma viagem, aproveite o pique e pise fundo. Mas se a opção é ficar de "pernas para o ar" aproveite para relaxar. Largue mão dos horários rígidos e curta cada momento, porque eles passam muito rápido. Depois tudo vai voltar ao normal. E isso também é bom.
 
Umas das boas opções das férias relaxantes é manter os hábitos de leitura. Nada de regras e sim de muita liberdade. O importante é continuar praticando. A leitura sempre soma com outros aprendizados e nas férias não é diferente. Estimule o prazer pela leitura lendo junto. Se sentir que falta interesse, comente sobre alguma obra, sobre o autor ou sobre o ilustrador. Uma forma de despertar o interesse. Aproveite os dias de chuva, um momento de descanso, uma pausa antes da piscina ou do banho de mar para uns minutos junto a um bom livro.
 
E não esqueça de você! Sim, pais e mães precisam do seu momento leitura. Além de ser um prazer, serve de exemplo.
 
Imagem

Se você quer melhorar seu nível de leitura existem técnicas que podem ajudar. O livro COMO LER LIVROS, de Mortimer Adler - Editora E Realizações, apresenta vários níveis de leitura e mostra como podemos atingi-los. Diferentes técnicas para ler livros práticos, de literatura, de poesia, de história, de ciências e até de matemática. Recomenda uma lista de leitura e testes para que possamos medir nosso progresso em compreensão, velocidade e capacidade de leitura.
 
Comentários
1 Comentários

Um comentário:

  1. OI Gisa, uma ótima dica para as férias. Aqui lemos bastante e sempre estimulamos esse hábito com liberdade. Mesmo nas nossas viagens de férias os livros estão na bagagem.
    Beijos
    Chris
    Inventando com a Mamãe

    ResponderExcluir