segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Cortes no orçamento familiar

Quando o orçamento familiar não vai bem, tudo parece virar de cabeça para baixo. A preocupação com os gastos pode acarretar problemas de saúde e de relacionamento. Por isso é tão importante cuidar das finanças sem perder o rumo e o bom humor. Afinal, isso não é o fim do mundo.
 
Por mais que pareça impossível, podemos sim substituir e diminuir muitos gastos cortando alguns supérfluos e fazendo substituições. O importante, antes de tudo, é montar um planejamento e depois fazer os ajustes. Veja alguns exemplos:
 
1. Reduzir as idas a restaurantes reunindo amigos e família em casa para almoço e jantar de final de semana. Mude o fast food preparando hambúrguer com as crianças e seus amigos. Mais barato, saudável e divertido.
2. Reduzir as idas ao cinema assinando um canal de filmes mensal. Permite reunir a família e amigos para uma sessão diferente e mais frequente.
3. Quem disse que precisamos gastar tanto com serviços de estética e beleza? Corte o cabelo de uma forma diferente e prática. Pratique o "faça você mesmo" e aprenda a cuidar dos cabelos, da pele e das unhas em casa.
DICAS MAE BACANA
Imagem
4. É difícil manter uma babá folguista para uma saída com o marido, monte um esquema entre amigos para cada dia um casal ter uma folguinha para namorar. O casal relaxa, os filhos se divertem e todos aproveitam.
5. Das diversas atividades extraescolares você precisa cortar alguma. Converse com as crianças e leve em consideração também a realização delas. Nada precisa ser encarado como sofrimento, afinal no próximo ano o orçamento pode estar mais folgado. 
6. A conta do supermercado aumentou consideravelmente. Quem sabe não chegou a hora de reavaliar os itens que pesam mais na compra e fazer substituições e cortes. Produtos de limpeza em excesso, refrigerante, produtos congelados... Trocar de supermercado pode ser uma opção.
7. Se o lanche da escola ficou caro, experimente montar a lancheira com os itens feitos em casa. Mais econômico e saudável.
8. Uma grande festa de aniversário pode perfeitamente ser substituída por uma reunião entre os amigos ou amigas mais chegados em casa mesmo. Noite do pijama, oficina de cupcake...
9. Está caro viajar? Consulte opções mais em conta em pacotes com sistema  "all incluse". Uma viajem internacional pode ser realizada cortando pequenos passeios e gastos com restaurantes nos finais de semana. Em contra partida, pequenos passeios podem reunir a família com mais frequência e ser mais divertido.  O que vale é o que podemos realizar e não o que está na moda. 
10. Os valores com presentes aumentou demais? Estipule o valor máximo para cada presente nos aniversários e mude a forma de presentear em outras datas. No Natal, pequenas lembranças ou amigo secreto podem contribuir para a redução de gastos extras. Optar apenas por uma ceia em família, sem presentes, pode ser uma forma de desapegar de tanto consumismo. Cada um sabe o que é melhor!
 
Mude seus hábitos, seja criativo e procure não sofrer com as mudanças. Muitas vezes atribuímos as dificuldades financeiras somente a nós mesmos, mas muita gente têm sofrido com as mudanças na economia. Planejando e mudando hábitos você pode até perceber com o tempo que muito dos seus gastos são desnecessários.
 
Tem alguma dica bacana para acrescentar ao nosso planejamento? Então comente!
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário