segunda-feira, 21 de outubro de 2013

O uniforme escolar manchou?

As crianças não são fáceis quando o assunto é sujeira, não é mesmo? Muitas vezes não fazemos ideia de como retirar as manchas. Como muitas peças do uniforme escolar possuem partes coloridas, sejam nas mangas ou na logo da escola, não é recomendável colocar as roupas na água sanitária ou alvejante com cloro.  Ao invés de comprar um uniforme novo, tente seguir as dicas abaixo que preparamos para você, listamos as manchas mais comuns que aparecem nos uniformes dos pequenos. Portanto, siga as dicas e boa sorte! 

DICA OMO E MAE BACANA
Imagem
Graxa
Coloque um pouco de margarina vegetal sobre a mancha e deixe agir por alguns minutos. Depois lave normalmente com sabão em pó
 
Canetinha
Para tirar tinta de canetinha ou caneta o ideal é colocar um pouco de detergente comum, em cima da mancha, deixe agir por no mínimo uma hora. Após esse processo, pegue outro pano úmido, de preferência branco, e passe em cima da mancha, assim não passará a mancha para outras áreas do tecido e conseguirá remover a mancha sem grande esforço. Outra opção é aplicar leite quente. Deixe agir por alguns minutos e repita o processo se a mancha não sair. Depois lave normalmente com sabão em pó. 

Tinta plástica 
 
Para lavar peças sujas de tinta plástica, a dica é lavar a roupa na água morna e colocar um pouco de álcool, na mistura de água e sabão em pó, a tinta, com a temperatura da água vai começar a amolecer e deixar o tecido.

Chiclete
Para retirar manchas de chiclete, além de ter paciência, você vai precisar de gelo, aplique gelo diretamente em cima de onde está grudado. Caso não queira fazer esse processo, poderá colocar a peça dentro de um saco plástico e em seguida coloque-a no congelador. Deixe até que o chiclete endureça, assim será removido com mais facilidade.


Gordura

As peças sujas de gordura têm que ser lavadas na hora, com um sabonete neutro, branco. Caso não seja possível a lavagem imediata, utilize talco em cima da mancha, o talco tem o poder de sugar a gordura presa no tecido, deixe agir por alguns minutos e lave a roupa normalmente em seguida. Outro método interessante é o uso de detergente, ele também pode ser usado para limpar esse tipo de mancha, após colocar um pouco sobre a parte afetada, poderá lavar a peça com a água e sabão neutro.

Frutas

Infelizmente nem todas as manchas de frutas saem com facilidade. Frutas que oxidam, como maça, uva, pera e bacana são muito difíceis de serem removidas, podendo não sair completamente do tecido. Se essa for o tipo de mancha aplique um pouco de leite bem quente sobre a mancha e deixe até o dia seguinte. Se a mancha for de laranja, abacaxi e manga são mais fáceis de remover, então basta umedecer um pano limpo e passar na parte suja para ajudar a remover a pigmentação da fruta. Nos dois casos aplique Omo Super Concentrado Progress+ sobre a mancha e, em seguida, lave-a na máquina com o mesmo produto. 

Achocolatado
 
Umedeça um pano com álcool e passe sobre a macha. Depois, se a peça permitir altas temperaturas, aplique água quente. Quando terminar o processo lave a peça normalmente com sabão em pó.

Lama

Retire o excesso de sujeira com um pano úmido e limpo. Depois aplique o Omo Super Concentrado Progress+ diretamente na mancha. Se necessário, use uma escova macia para ajudar a remover a sujeira. Depois lave a peça normalmente na máquina de lavar. 

Mofo
O uniforme apresentou manchas de mofo? Se a peça permitir altas temperaturas, ferva rapidamente em uma solução de água e bicarbonato de sódio. Use 1 litro de água para 4 colheres de bicarbonato. Depois lave normalmente com sabão em pó.
 
Mancha da máquina lavar

Uma peça colorida manchou a peça clara? De preferência não deixe que a peça seque. Se o modo de lavar permitir lavar em temperatura alta, dê uma fervida rápida na peça com sabão em pó. Depois enxague normalmente.

Este texto é uma parceria da OMO com o Mãe bacana. Quer mais detalhes? Acesse  OMO e descubra muito mais.
DICAS
Comentários
8 Comentários

8 comentários:

  1. Parabéns pela parceria

    Tri-beijos Desirée
    http://astrigemeasdemanaus.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Gisa!
    Adorei as dicas, super válidas mesmo!
    Vou até compartilhar com a família rsrsrs
    Beijos,
    Larissa Andrade.

    http://maternidadeecotidiano.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Essa do leite que te eu não sabia... Adorei. Brijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Monalise! Incrível não é? Eu também pensei que o leite poderia manchar a roupa, mas não. Beijos

      Excluir
  4. Ótimas dicas. Ameii e agora não perco mais roupas dos meus filhos. Ass: midian

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo! Não dá para descartar roupas. Cuidar é bom para o planeta e para o bolso. Abs!

      Excluir