segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Memórias da infância - Cândido Portinari

Diversos artistas registraram a cultura de seu povo, de seu país, mas Cândido Portinari (1903/1962)nunca esqueceu as memórias da sua infância. Filho de imigrantes italianos, de origem humilde, teve uma infância pobre e estudou somente na escola primária. 

INFANCIA NO MAE BACANA
Meninos Brincando

Mesmo com poucos recursos, Portinari começou a pintar aos 9 anos de idade e aos 15 foi estudar na escola de Belas Artes no Rio de Janeiro. Em 1928 conquistou o Prêmio de Viagem à Europa, com o Retrato de Olegário Mariano.  

INFANCIA NO MAE BACANA
Cambalhota
Vivendo na Europa, Portinari certa vez escreveu para sua família dizendo: "A Paisagem onde a gente brincou a primeira vez não sai mais da gente.."

Isso é verdade. Nossa infância fica registrada na memória. Independente dos recursos que uma criança tenha, o que ela vivencia é o que a torna rica. 

INFANCIA NO MAE BACANA
Meninos no Balanço

Vamos contribuir para o registro de uma infância rica. Principalmente brincando! Essa é nossa homenagem a esse grande artista e a todos que acreditam que a arte pode transformar a vida das crianças.
Comentários
2 Comentários

2 comentários:

  1. Lindo post Gisa,
    Portinari é fantástico e arte e cultura nunca é demais!!!!
    Adorei o que vc disse "Independente dos recursos que uma criança tenha, o que ela vivencia é o que a torna rica. " Isso é a mais absoluta verdade!!!
    Beijos e boa semana!!!!
    Dani www.maedaloly.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dani! Obrigada! Também acho ele fantástico! Que bom que você gostou. Beijos

      Excluir