segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Como organizar os fios dos eletrônicos?

Nossa casa está cheia de eletrônicos e eletrodomésticos. Vamos instalando uma coisa aqui, outra ali. Muitas vezes fazemos a instalação de qualquer jeito e colocamos o antigo equipamento de lado. Basta plugar e pronto! Tudo funciona perfeitamente. Será?
 
DICAS MAE BACANA
 
Com o passar do tempo vamos nos deparando com um verdadeiro emaranhado de fios. Além da bagunça e sujeira que se formam, os perigos de um curto circuito pela má instalação podem provocar inúmeros acidentes. Acidentes que podemos evitar.
 
Casa com crianças os cuidados devem ser redobrados. Se a criança da casa for muito pequena corre o risco de colocar os dedos e objetos nas entradas das tomadas. Isso pode ser evitado com a instalação rápida e simples de tampinhas de plástico que você pode encontrar em casa de utilidades para casa ou lojas especializadas em produtos para bebês. 

DICAS MAE BACANA


Outro cuidado, tanto para as menores, quanto para as maiores, deve ser com os fios aparentes. Extensões que ficam no meio do caminho ou que ligam um equipamento ao outro podem ocasionar quedas e chamar atenção das crianças.

Por isso faça as instalações de forma correta, reserve um tempo para organizar, limpar, eliminar a fiação em excesso ou contrate um profissional para colocar tudo em ordem. Os serviços de "quebra galho" ou "marido de aluguel" podem ajudar.
 
Selecionamos algumas imagens de organizadores de fios que podem ajudar você a se inspirar nesse empreitada. Nós fizemos isso por aqui e o resultado foi muito bom. Fios organizados e sujeira removida.
 
Comece com acessórios básicos que ajudam a manter os fios todos juntinhos.
 
DICASMAE BACANA
 
DICAS MAE BACANA
Depois, se preferir, utilize identificadores de equipamentos.
Cores diferentes ou plaquinhas ajudam a manter a ordem.
 
DICAS MAE BACANA
E para disfarçar o emaranhado de fios, existem também os clips divertidos que dão um
charme no que poderia ser uma bagunça.
 
DICA MAE BACANA 
DICAS MAE BACANA 

Quando adquirir um novo equipamento, dê o destino correto ao equipamentos usados ou quebrados. Existem diversas instituições que aceitam equipamentos antigos que ainda funcionam e cooperativas de reciclagem de lixo eletrônico que aceitam os equipamentos quebrados. Descarte os fios remanescentes, celulares, lâmpadas, pilhas, fios ou qualquer objeto eletrônico nos locais corretos.

Quando nos dedicamos a pensar de verdade em onde nosso lixo eletrônico vai parar, pensamos também em consumir de forma mais consciente. Afinal, a pergunta que não cala: "O que estamos ensinando aos nossos filhos"?

E você, já deu uma olhada atrás dos armários para ver como está a situação? Se tiver alguma ideia, venha nos contar.  
Comentários
6 Comentários

6 comentários:

  1. Gisa lá em casa tem tanto aparelho eletrônico, tanto fio, tanto carregador, que realmente fica difícil organizar tudo. O que fiz coloco todos os carregadores em único caixa (pois pelo menos eu sei onde estão), mas ainda assim fico pensando de qual carregador e tal aparelho, gostei da dica que já identifica os fios.

    Tri-beijos Desirée
    http://astrigemeasdemanaus.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Desirée! Acho uma loucura a quantidade de fios que temos pela casa. Deixo meu marido louco para manter a ordem em meio a tantos eletrônicos. Deu trabalho, mas a nossa última arrumação ficou bem legal. Beijos

      Excluir
  2. Oi Gisa!
    Ainda não tinha visto os identificadores/plaquinhas para os fios, ótima ideia!
    Por aqui, tento sempre manter a arrumação, mas ainda assim, na hora de identificar qual é o fio de determinado aparelho, aí já dá uma complicadinha rsrsrs
    Beijos,
    Larissa Andrade.

    http://maternidadeecotidiano.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Larissa, acho uma das arrumações mais chatinhas de fazer, mas acredito que organizando e identificando uma vez fique bem mais fácil manter a ordem. Beijos

      Excluir
  3. Menina, que ideia genial aquela do passarinho e as flores...eu AMEI!!!

    Aqui tb é muito fio! Já fiquei perdidíssima ao retirar tudo do lugar e mudar o móvel da sala de posição!!!

    E assim como a Desirée, também aderi a uma caixa com todos os carregadores, assim organizamos (#agentententa) tudo em um lugar só.

    Para acabar com o "bando de fios", vamos investir em uma impressora wifi...e que esta tecnologia chegue ao dvd, bluray, televisão, aparelho de TV a cabo e afins...

    Excelente post!

    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Trícia! Já pensou tudo sem fio? Maravilha! Porque nunca vi coisa tão complicada de organizar. E quando você não domina a arte da conexão dos equipamentos de som e imagem? Não sei se é mais difícil convencer o marido a participar ou encontrar os plugs corretos. Mas feliz com o resultado! Beijos

      Excluir