sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Mães expatriadas - Você já se imaginou?

Viajar pelo mundo é uma das melhores coisas da vida. Conhecer outro idioma, outra cultura, outros lugares e outras pessoas. Quando estamos na posição de turistas em lugares encantadores é comum pensarmos como seria a nossa vida por lá. Onde seria nosso trabalho, onde e como seria nossa casa e a escola dos filhos, como seria o aprendizado da língua estrangeira... Difícil não mergulhar na vida do lugar e comparar com a nossa vida no Brasil.
 
Imagem
E você, já se perguntou como seria viver com a sua família em outro país? Ser uma mãe expatriada, já se imaginou? Lidar com tudo que já lida por aqui e ainda dominar outro idioma, outra cultura, outra escola, outros vizinhos, outros amigos... Cuidar literalmente do serviço da casa...Viver longe dos seus familiares e amigos... 
Viver no exterior pode parecer um conto de fadas, mas são muitas as questões que podem se tornar um problema se não forem pensadas e avaliadas com antecedência. O idioma, o custo de vida, o trabalho, o acesso aos serviços públicos e escolas, sem contar com a questão da integração e a saudade. Existem diversos sites que abordam o tema e ajudam brasileiros nessa experiência. Brasil com Z, Brasileiros Mundo Afora e Expatriadas.
 
Foi pensando nisso que fomos atrás de algumas mães expatriadas. Vamos trazer algumas histórias de vida internacionais, mas com jeitinho bem brasileiro. Talvez você se inspire ou constate que é bom viver por aqui, mas certamente vai gostar dos depoimentos.  

E você, já viveu com sua família fora do país. Tem vontade de viver essa experiência?
Comentários
2 Comentários

2 comentários:

  1. Que ideia boa trazer depoimentos de quem vive lá fora! Eu tenho muita vontade!! Mas por tempo determinado...não sei se aguentaria estar longe de quem amo indefinidamente...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Myriam! Todas relatam a saudade como uma das principais dificuldades. Vamos acompanhar. Beijos

      Excluir