quarta-feira, 3 de julho de 2013

Jogos de tabuleiro - Desenvolvendo atitudes empreendedoras.

Vamos aproveitar as férias e dar um passo importante no desenvolvimento de atitudes empreendedoras? Existem alguns jogos de tabuleiro que ajudam a desenvolver estratégias, visão global, tomada de decisões, negociação. Tudo de uma forma divertida.
 
Jogo de xadrez
Um jogo milenar, mas que continua atual o jogo de xadrez ensina o futuro empreendedor a pensar de forma estratégica porque exige uma visão global de tudo. É preciso se antecipar aos movimentos do adversário, mas também é preciso correr riscos.

 
Banco imobiliário
Inventado na década de 30, nos Estados Unidos, por um vendedor de aquecedores desempregado, o Banco imobiliário introduziu milhões de crianças no capitalismo, esse jogo ensina os princípios básicos de negociação, desenvolvendo habilidades de tomada de decisão e negociações. As versões mais modernas trocam o dinheiro pelo cartão de crédito, mas todas são muito divertidas.



Jogo da vida
A cada jogada uma decisão a tomar, um caminho a escolher, um risco a assumir. No jogo da vida alguns dos dilemas que um empreendedor pode enfrentar no dia a dia são vivenciados. Muitas vezes é preciso investir um dinheiro pra receber o retorno no futuro.


Que tal desligar a TV e estimular as crianças a empreender se divertindo?
 
Comentários
6 Comentários

6 comentários:

  1. Oi Gisa!
    Lendo este post e o anterior, achei bem interessante! As dicas de jogos são ótimas!
    Na realidade, dependendo do perfil da família, na maioria das vezes, não há a prática de se ensinar cedo sobre empreendedorismo. E a escola, por sua vez, acredito que também não o faz. No ingresso ao mercado de trabalho (inclusive quando não há a ideia de abrir negocio próprio) é quando surge tanta informação, tantas estratégias, análise de mercado e concorrência, enfim, muita coisa que é tudo novidade na prática.
    Já que na minha época não foi assim, penso em fazer diferente com Milena, para que, desde cedo, ela tenha noção, em simulações de brincadeiras e jogos, esse tipo de vivência.
    Beijos,
    Larissa Andrade.

    http://www.maternidadeecotidiano.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Larissa! Vejo que você se empenha mesmo hein? Na nossa infância essas habilidades não tinham tanta importância. Hoje, adultos, precisamos correr atrás do que não foi desenvolvido. Penso da mesma forma com meus filhos. Estou em busca de mais informações sobre empreendedorismo. Acompanhe! Beijos.

      Excluir
  2. Oi Gisa, adorei este post e compartilho da mesma opinião.
    A Beatriz com apenas 2 aninhos já curte desenho demais pro meu gosto!
    Esses jogos são ótimos e fizeram parte da minha infância.
    Beijos
    Fernanda

    http://caixoletasblog.blogspot.com.br/

    . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernanda! Assim como esses jogos, muitos outros podem trabalhar atitudes maravilhosas, principalmente se tiver a nossa participação. Assistir TV é muito bom, mas com moderação. Beijos

      Excluir
  3. Oi Gisa estou adorando essa séria de dicas, quando minhas meninas tiverem idade para brincar com esses jogos, vou adorar brincar e ao mesmo tempo ensinar para elas.

    Tri-beijos Desirée
    http://astrigemeasdemanaus.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você sempre participando. Adoro jogar banco imobiliário. É muito divertido. Beijos

      Excluir