segunda-feira, 15 de julho de 2013

Home office da mãe

É cada vez mais comum as mulheres optarem pelo trabalho em casa. A maternidade transforma, não só a mulher, mas sua forma de enxergar a profissão e as oportunidades. O trabalho intenso longe dos filhos é uma das maiores queixas das mães, por isso o home office tem sido uma alternativa para conciliar maternidade e carreira.
 
Imagem
Se você optou por esse formato de trabalho, ou está se preparando para essa mudança, parabéns! Mas atenção para alguns pontos importantes.

Apoio da família
O primeiro ponto é ter o apoio do marido e dos filhos. É preciso que todos entendam que a mãe está em casa, mas precisa trabalhar. Para alguns tipos de trabalho é importante contar com a ajuda de alguém que tome conta das crianças, caso contrário é preciso jogo de cintura para atender a diversas atividades ao longo do dia ou período.

Espaço definido
Pode ser um espaço simples, mas é preciso que tenha o conforto para executar o trabalho. Nada de portas abertas o tempo inteiro. Confira nossas ideias de como montar um home office aqui.
 

Organização
É bom montar uma agenda semanal para ajudar a cumprir as atividades profissionais, pessoais e de mãe. Encaixe na agenda todas atividades, desde levar as crianças no escola, como atender um cliente e fazer supermercado.

Disciplina
Esse é o ponto chave para que o trabalho funcione bem. Ter horário para acordar, para começar e terminar. Há quem só funcione trabalhando em casa trocando de roupa e se preparando para a jornada e isso faz todo o sentido.  

Organização e disciplina podem permitir que você defina um momento do dia para fazer um lanche com as crianças ou reserve uma tarde para sair e relaxar. Se as crianças estão na escola, cabe uma ida no salão de belezas, no café, na livraria... Já que flexibilidade é o carro chefe nessa mudança é preciso encontrar um tempo livre para você.
 
Muitas pessoas com trabalhos formais e com horário fixo acreditam que o trabalho em casa é uma moleza. Isso é um verdadeiro engano. A interferência da casa e o fato de ter mais flexibilidade podem atrapalhar o trabalho. É preciso foco.
 
E você, trabalha em casa? Tem alguma dica para que o trabalho funcione? 
Comentários
2 Comentários

2 comentários:

  1. Olá, adoraria trabalhar em casa, seria tão bom não perder o tempo no trânsito e aproveitar mais tempo com as minhas filhotas, pena que a minha profissão não me permite.
    http://desejoserperfeita.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kati! O trânsito nos tira um tempo precioso não é mesmo? Mas pelo que vi no seu blog, você sabe aproveitar bem o tempo com as crianças. Uma mãe bacana!!! Beijos

      Excluir