segunda-feira, 29 de julho de 2013

Fim de férias... Volta à rotina.

As férias de julho terminaram? Então é hora de voltar à rotina de horários e estudos. Mas calma! Nada de sair correndo impondo limites rígidos para tudo. Como os adultos, as crianças também sentem as mudanças e tendem a reclamar. Normal, em pouco tempo tudo se ajeita.
 
Imagem
Algumas dicas podem ajudar você:
  • Comece definindo a agenda semanal das crianças. Se nada mudou, basta seguir a mesma rotina de antes da férias. Mas pense que é uma ótima oportunidade de mudar aquilo que você acredita que pode ser melhorado. Assistir menos TV, ler mais, praticar um esporte...
  • Acorde as crianças mais cedo e estimule-as a dormir mais cedo também. Em uma semana os hábitos já são incorporados.
  • Diminua gradativamente o tempo dedicado à TV e eletrônicos. Se na sua casa existem regras para o uso desses equipamentos é hora de coloca-los dentro dos horários que você acredita que não interferem na rotina, afinal a disputa dos eletrônicos com os estudos é grande. Vale o equilíbrio!
  • Se a leitura ficou de lado durante toda as férias, é hora de voltar a praticar novamente. Crianças que praticam a leitura, assimilam muito melhor o conhecimento em todas as áreas.  
  • Retome os bons hábitos alimentares, dando preferência à alimentos nutritivos e fazendo refeições à mesa. Comece melhorando a lista de compras, escolhendo melhor os alimentos. 
Cada um sabe onde extrapolou nas férias e sabe o que deve melhorar. Boa alimentação, bom sono e rotina para estudos e diversão fazem muito bem às crianças. Quando existe organização existe menos estresse, apesar das exigências nos estudos.
 
Uma boa saída para evitar as desavenças ao impor os limites, horários e regras é colocar as crianças a par da situação. Nada melhor que uma boa conversa para explicar a importância de se ter horários e dedicação para tudo.
 
E vocês, já estão se preparando para retornar às aulas? Tem alguma dica para amenizar os impactos?
Comentários
2 Comentários

2 comentários:

  1. Quero ver voltar à rotina depois de mais de 1 mês de férias!! Hahahahahahaha...as aulas do Daniel só dia 12/08!!! Adorei as dicas! Vou precisar quando voltarmos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui foram três semanas. O suficiente para relaxar geral. Imagine vocês. Beijos

      Excluir