segunda-feira, 1 de julho de 2013

Ensinando sobre empreendedorismo - Um passo em direção ao futuro.

Já falamos aqui sobre empreendedorismo infantil e o quanto é importante estimular nossos filhos a desenvolver habilidades empreendedoras. As crianças e adolescentes de hoje tem um grande potencial a ser desenvolvido, mas muitas vezes esse potencial não é totalmente aproveitado pelos pais e pelos professores.

 
 
Não há como negar que todos nós  desejamos o sucesso profissional pessoal e dos filhos e queremos sim desenvolver habilidades que aproveitem todo o nosso potencial. Vivemos num mundo onde precisamos vender nossa imagem, nosso produto, nosso serviço e não apenas estudar para ter um bom emprego. É preciso empreender. Empreender é realizar, desenvolvendo habilidades pessoais e interpessoais como: iniciativa, determinação, planejamento, persistência, trabalho em equipe, comunicação e negociação. 

Com isso, muitas escolas estão buscando adequar suas metodologias para ensinar os alunos a sobreviverem no capitalismo oferecendo atividades voltadas para a formação empreendedora, estimulando o um pensamento social e respeitando valores éticos, afinal, o empreendedorismo pode transformar uma pessoa, uma família, uma escola, uma sociedade, um país. 

Um projeto bem interessante é o portal empreendedor da Escola de Empreendedorismo Digital Zeltzer.  Com o objetivo de  disponibilizar sua metodologia de educação empreendedora para professores de todo o Brasil, através oficinas, games, e-learning e suporte pedagógico online, a escola criou um crowdfunding, um financiamento colaborativo para arrecadar recursos para o projeto. Participando do financiamento você pode ter acesso a essas metodologia.

A ideia da escola surgiu quando a empresária Carla Zeltzer, formada em Ciências da Computação, foi matricular a filha na escola e sentiu a falta de uma metodologia que pudesse desenvolver algumas habilidades para a vida. A partir desse desencontro ela criou a Escola de Empreendedorismo Digital Zeltzer.

 Assista o vídeo e confira mais sobre o projeto.

 

A educação no Brasil é um dos pontos mais críticos e que exige uma atenção imediata dos nossos governantes. Mas o que cada um de nós pode fazer para contribuir para uma educação de qualidade para TODAS as crianças, não só para os nossos filhos? É tão bom constatar que, assim como muitas pessoas engajadas, nós também podemos fazer a nossa parte, seja contribuindo financeiramente para projetos deste tipo, seja criando e desenvolvendo outros projetos ou ajudando a divulgar essas iniciativas.

E você, acredita no desenvolvimento das habilidades empreendedoras? Conhece algum projeto empreendedor que a gente possa apresentar e divulgar aqui? 
Comentários
8 Comentários

8 comentários:

  1. Muito bacana, Gisa! Por aqui acho que vamos tentar passar a ideia de que empreender é bom até porque eu e meu marido somos empresários e gostaríamos muito que o Dan gostasse do que fazemos. Acho importante incentivar essas habilidades desde a infancia sim. Mas o que mais vemos sao profissionais precisando se descobrir em um MBA ou em uma pos graduacao!
    Bjinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom! Quer dizer que a casa já é uma escola empreendedora. Beijos Myriam.

      Excluir
  2. Gisa realmente acho muito importante a criança terem essa formação, vou procurar ver se tem algo assim na minha cidade.

    Tri-beijos Desirée
    http://astrigemeasdemanaus.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Desirée! Acho importante levarmos essas ideias para as escolas dos nossos filhos. Através de simples brincadeiras as crianças já desenvolvem essas habilidades. Beijos

      Excluir
  3. Gisa, adorei o post! Trabalhar empreendedorismo com as crianças afim de desenvolver seu potencial empreendedor, deveria fazer parte de projetos em todas as escolas, desde a Educação Infantil. Como educadores, também deveríamos refletir constantemente e encontrar um equilíbrio entre teoria e prática, pois, o empreendedorismo tem muito mais a ver com atitude do que com conteúdo.

    Bjs Patricia Elias - APRENDER - https://www.facebook.com/groups/grupoaprender/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como profissional da área da educação você pode falar com propriedade. Acredito que família e escola juntas podem alavancar projetos para o empreendedorismo infantil. Obrigada Patricia! Beijo

      Excluir
  4. Adorei o blog e o projeto! Sempre tive essa preocupação e agora que tenho uma bebezinha essa preocupação com o futuro e as habilidades que posso passar para ela já estao na minha mente.
    Quero desenvolver algo assim para ela.
    Parabens pela iniciativa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou do blog. Venha participar sempre que puder. O projeto da Carla Zeltzer e sua equipe é muito bacana mesmo. Gosto muito de falar de educação e é muito bom ajudar a divulgar trabalhos assim. Abraços.

      Excluir