segunda-feira, 22 de julho de 2013

Cupcakes Mãe bacana.



Os cupcakes são pequenos bolinhos super fáceis de preparar. Ideal para servir no lanche da tarde, nas férias, no lanche da escola, em aniversários ou para aquela visita inesperada. 
Você sabia que o primeiro registro da palavra cupcake foi em 1796 em anotações de receitas escrita por Amelia Simms que mencionava o bolo feito em pequenas xícaras? Mas só em 1996 foi aberta a primeira cupcakeria em Nova York e aí  sim o cupcake virou uma mania.

Hoje chega a ser substituído pelos bem casados nas festas de casamento e são mais comuns nos aniversários e chás de bebê. Tão famosos que se tornaram fonte de renda para muitas pessoas apaixonadas por gastronomia. 
 
Com uma receita básica é possível fazer variações do seu gosto. Basta um pouco de ousadia que você terá bolinhos autênticos e deliciosos.

Cupcake Mãe bacana
 
Ingredientes:
3 xícaras de farinha de trigo
4 ovos
300 g de margarina culinária
2 xícaras de açúcar
1 xícara de iogurte natural (aprox. 180 g ou 1 pote)
1 colher de chá de fermento em pó
1 colher de chá de bicabornato de sódio
1/2 colher de chá de sal
Gotas de essência de baunilha
 
Modo de Preparo:
Misture todos os ingredientes secos e reserve. Misture a margarina, os ovos e o iogurte natural. Junte as duas misturas, e com a ajuda de uma colher, coloque a massa nas forminhas próprias para cupcake. Nunca ultrapassando 60% da forminha, para não transbordar. Pré-aqueça o forno a 180 graus e asse por aproximadamente 15 minutos ou até ficarem macios.
 
Variações:
Frutas frescas como banana ou maçã picadas podem fazer parte do recheio dos cupcake. Basta colocar um pouquinho da massa básica no fundo da forminha, acrescentar alguns pedacinhos de frutas, salpicar com canela e completar com a massa.
Substitua a essência de baunilha por 1 xícara de cacau em pó e terá cupcake de chocolate. Para cupcakes de limão ou laranja substitua a essência de baunilha por 2/3 de xícara do suco da fruta e rapinhas da casca. 

Como gostamos de testar as possíveis variações para tornar uma receita mais saudável, substituímos a farinha de trigo branca pela integral e uma amiga substituiu a margarina pelo leite de coco. Deu certo!

Que tal preparar esses bolinhos junto com as crianças? Com uma cobertura de brigadeiro, pastilhas de chocolate ou confeitos coloridos tudo fica mais gostoso e divertido. Experimente!
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário