sexta-feira, 28 de junho de 2013

Férias de julho chegando... Vamos sair da rotina!

Imagem
As férias de julho estão chegando e esse é, sem dúvida, um período muito esperado pelas crianças e adolescentes. Todos querem uma trégua para descansar e se divertir, mas o que fazer para que os dias sejam bem aproveitados?
Se a família programou uma viagem, então alguns dias já estarão comprometidos e certamente será um momento de integração bem bacana. Mas não sendo possível viajar com as crianças, procure tirar um final de semana para um programa diferente que possa ser reconhecido como férias. Uma viagem a uma cidade vizinha, uma visita na casa de parentes em outro estado, um final de semana num hotel fazenda. São algumas alternativas. Consulte um guia de programação de eventos da sua cidade e verá que existem diversas opções legais. 

Agora se nenhuma dessas opções for a sua, não significa que tudo está perdido. O que os filhos precisam realmente é desacelerar o ritmo. Se você vai permanecer na sua cidade, pode montar uma "agenda"  com dias livres em casa, idas ao cinema, teatro, ou museu. Um dia na casa de uma amigo ou receber esse amigo em sua casa pode ser outra opção divertida e diferente. Sem contar com aquele dia especial na casa dos avós. O mais importante é deixar que a criança/adolescente sinta que está de férias. 

Para quem vai ficar em casa com os filhos nesse período, pode pedir a eles uma sugestão do que fazer nesses dias. Na maioria das vezes eles querem coisas muito simples. No blog você encontra diversas brincadeiras para fazer com as crianças para passar o tempo de uma forma lúdica e divertida. Consulte em "Gostaria de encontrar" por "brincadeira de criança".

Agora se você trabalha durante todo o dia, faça alguma programação durante a noite ou final de semana bem diferente do que fazem normalmente. Mesmo que a criança passe o dia se divertindo em uma colônia de férias ela quer a companhia dos pais. Aproveite para conversar, fazer refeições juntos e participar de alguma atividade que a criança/adolescente dê muito valor como: praticar seu esporte preferido, assistir filmes divertidos, almoçar e jantar em família. Tem que sair da rotina mesmo!

E você, já tem programação para as férias de julho? Não? Então monte a sua a venha nos contar. 
Comentários
2 Comentários

2 comentários:

  1. Por aqui já estou pensando em lugares e brincadeiras que possam nos remeter à férias, já que provavelmente não vai dar para viajar.
    Mas adorei a proposta de tirar um dia e ir para um lugar diferente, fora da cidade!
    Beijos
    Fernanda

    http://caixoletasblog.blogspot.com.br/

    . . . . . . . . . . . . . . . . . .

    ResponderExcluir
  2. Penso que devemos deixar um pouco de lado, a televisão, os IPads, os jogos de computador e vídeo game... e improvisar com brincadeiras e atividades simples para entreter as crianças. O momento é de diversão! Abraços do APRENDER
    https://www.facebook.com/eliaspatricia

    ResponderExcluir