quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Volta às aulas, e a rotina.

Tudo que é bom acaba, certo? Férias, acordar mais tarde, praia, piscina, clube, cinema, guloseimas... Mas também, ninguém consegue viver de férias. No fundo todo mundo gosta de uma rotina, por mais leve que seja, a rotina nos ajuda a funcionar melhor.


 
Passado o carnaval é hora de estabelecer a rotinas, das crianças e dos adultos. Cada um sabe o que deve ser feito e o que tem vontade de mudar. Então comece de leve para não estressar ninguém e não se estressar também. Não adianta querer colocar tudo em prática num único dia. Escolha aquilo que lhe parece mais urgente. Acordar a galerinha mais cedo, reestabelecer bons hábitos alimentares, diminuir o uso do videogame... Afinal, a volta às aulas exige da criança uma energia extra e precisamos ajudá-la.

Um boa alternativa é conversar com os pequenos e pedir a ajuda deles. Valorizar o retorno à escola, o encontro com os amigos e a oportunidade de novos aprendizados faz a criança pensar que essa rotina é importante e boa para ela. Peça ajuda para montar a agenda, por exemplo. Quem não gosta de participar? Monte um tabela colorida com os horários das atividades, hora do banho, da lição, do futebol, do balet, mas não deixe de incluir a diversão preferida, nem que seja alguns minutos durante a semana, para dar uma relaxada. Assim fica mais fácil cumprir as tarefas.

Isso vale para os pais também. Retorne aos poucos para as suas rotinas e não se cobre tanto com os resultados. Precisamos aprender a curtir os bons momentos, desacelerar e acelerar novamente. Saber a medida é o mais difícil, mas precisamos tentar. 

Bom retorno!
Comentários
2 Comentários

2 comentários:

  1. Oi mãe bacana a muito que não fazia uma visita, passa lá no meu blog tem uma prendinha para si.
    Beijinhos
    Alexandra Melo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alexandra! Que bom ter você aqui. Vou sim! beijo

      Excluir