quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Planejando 2013

Mesmo em férias o ano já começou. Temos o hábito de pensar que ano só começa após o início do ano letivo. Isso faz um pouco de sentido, afinal a vida parece dar uma parada nesse primeiro mês. Mas se você está em casa durante o mês de janeiro pode começar a pensar, com muita calma, num planejamento para 2013. Não precisa sair fazendo tudo, apenas liste o que deseja, seus sonhos, suas metas.

Quem planeja atinge seus objetivos com mais facilidade. Podemos aproveitar o nosso planejamento para ensinar nossos filhos a planejar também. Podemos planejar em família. Sim! Cada um pode sentar e definir o que deseja para o ano de 2013. No final do ano podemos sentar novamente e ver o que conseguimos realizar.


A Psicóloga Michele Borba, autora do Blog Reality Check e de mais de 22 livros sobre a parentalidade, entre eles o The Big Book of Parenting Solution (O Grande Livro das Soluções Parentais), diz que estudos mostram que a definição de metas pode ajudar a criança a ganhar senso de disciplina e unidade interna para ficar motivada a realizar as tarefas que ela estabelece para si. Michele descreve 7 etapas que podemos seguir junto com nossos filhos.

Passo 1: Defina o termo objetivo. Ligue o prazo a algo que a criança está familiarizada como um jogo de futebol, por exemplo.
Passo 2: Compartilhe seus próprios objetivos e aspirações. Para ajudar a criança a se sentir confortável falando sobre os objetivos, nós, os pais precisamos compartilhar nossas próprias aspirações.
Passo 3: Ajude a criança a criar o sua "lista dos sonhos". Explique que os objetivos começam com sonhos. Em seguida fornecer papel e caneta para que ela registre tudo. Depois releia a lista para ajudá-la a selecionar apenas os sonhos que realmente têm o poder de fazer acontecer.
Passo 4: Ajude-a a definir a primeira meta. Ter uma meta a curto prazo, para sentir o gostinho de alcançá-la. Cortar a grama, ler um livro inteiro, arrumar um armário.
Passo 5: Ajude-a a pensar através de "passos para o sucesso". Identificando "o que e quando". Perguntando: "O que você quer alcançar? Quando você vai tentar alcançar? Depois ajude listando o que precisa ser feito, através de escrita ou desenho. Depois reúna seus recursos. Perguntando: "Quem ou o que você precisa para ajudá-lo a ter sucesso em sua meta?" 
Passo 6: Acompanhe o progresso. Escreva os objetivos no papel e prenda num local visível. Diga ao seu filho cada vez que ele trabalha para seus objetivos, você vai marcar o esforço no papel. Ajudar a visualizar os progressos motiva a continuar tentando.
Passo 7: Celebre os sucessos dos objetivos em família! Comemore! Pode ser um jantar especial, uma viagem em família, o que você achar interessante.

Essa será uma das nossas atividade durante o final dessa semana, já que ainda temos um tempo antes de sairmos para a viagem de férias, um sonho planejado durante o ano de 2012.

Vamos tentar? Se você tem alguma história bacana de planejamento com as crianças, venha nos contar.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário