A volta às aulas é um alívio para os pais, afinal por mais que você adore estar com seus filhos durante as férias é necessário muito empenho, muita criatividade e muito dinheiro para ocupar as 24h do dia. Mas quando pensamos na lista de material escolar dá vontade de "sair correndo".
Não é de hoje que as listas de materiais estão cada vez maiores. Independente da escola ou do ano que a criança esteja cursando são itens e mais itens. Para os pequenos muitos materiais de arte, joguinhos, livrinhos... para os maiores livros didáticos com preços nas alturas.
![]() |
Para minimizar os impactos no orçamento do início do ano que tal seguir algumas dicas?
- Consultando a lista veja o que pode ser reaproveitado. Livros, estojo, lancheira, apontador. Muita coisa é quase descartável, mas o que durou pode ser reutilizado.
- Faça uma breve pesquisa de preços pela internet. Sites de comparação de preços ajudam muito.
- Confie na loja que você está habituada a comprar e peça descontos, mas olhe para a concorrência.
- Atenção aos itens que mais pesam na lista e que podem ser substituídos por similares e de boa qualidade como mochila, estojo, lancheira, cadernos de personagens...
- Na hora de escolher a mochila, estojo e lancheira vale a pena dar uma rodada nos centros e shoppings de descontos. Você pode se surpreender encontrando exatamente o mesmo item por preços absurdamente mais altos.
- Evite levar a criança para escolher todos os itens. É estressante ficar dizendo tantos "nãos" e enfrentando o movimento, afinal ela vai gostar de muita coisa legal. Se quer aproveitar a oportunidade e presentear, defina com ela "o que" e "quanto" vocês podem gastar. Isso faz com que ela se envolva na compra e valorize o dinheiro.
- Economizar é sempre bom, mas leve em consideração a qualidade e segurança dos produtos. Peças que se soltam, produtos que não duram e substâncias tóxicas podem ser um grande problema.
Gosto do envolvimento dos filhos nas etapas escolares e a adquisição do material é muito importante para que aprendam a valorizar as oportunidades que os pais oferecem. Por isso avalie o que é melhor para vocês e tirem proveito desse momento. Lembro até hoje da minha mãe encapando meus cadernos junto com os meus irmãos. Posso sentir o cheiro do plástico e a alegria de toda aquela bagunça.
Já fechamos nossas listas. Ufa! Falta apenas encapar. E você? Boa sorte na empreitada!