quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Material escolar, o retorno!

A volta às aulas é um alívio para os pais, afinal por mais que você adore estar com seus filhos durante as férias é necessário muito empenho, muita criatividade e muito dinheiro para ocupar as 24h do dia. Mas quando pensamos na lista de material escolar dá vontade de "sair correndo".

Não é de hoje que as listas de materiais estão cada vez maiores. Independente da escola ou do ano que a criança esteja cursando são itens e mais itens. Para os pequenos muitos materiais de arte, joguinhos, livrinhos... para os maiores livros didáticos com preços nas alturas. 

Pinterest

Para minimizar os impactos no orçamento do início do ano que tal seguir algumas dicas? 


  • Consultando a lista veja o que pode ser reaproveitado. Livros, estojo, lancheira, apontador. Muita coisa é quase descartável, mas o que durou pode ser reutilizado. 
  • Faça uma breve pesquisa de preços pela internet. Sites de comparação de preços ajudam muito. 
  • Confie na loja que você está habituada a comprar e peça descontos, mas olhe para a concorrência.
  • Atenção aos itens que mais pesam na lista e que podem ser substituídos por similares e de boa qualidade como mochila, estojo, lancheira, cadernos de personagens... 
  • Na hora de escolher a mochila, estojo e lancheira vale a pena dar uma rodada nos centros e shoppings de descontos. Você pode se surpreender encontrando exatamente o mesmo item por preços absurdamente mais altos. 
  • Evite levar a criança para escolher todos os itens. É estressante ficar dizendo tantos "nãos" e enfrentando o movimento, afinal ela vai gostar de muita coisa legal. Se quer aproveitar a oportunidade e presentear, defina com ela "o que" e "quanto" vocês podem gastar. Isso faz com que ela se envolva na compra e valorize o dinheiro. 
  • Economizar é sempre bom, mas leve em consideração a qualidade e segurança dos produtos. Peças que se soltam, produtos que não duram e substâncias tóxicas podem ser um grande problema. 

Gosto do envolvimento dos filhos nas etapas escolares e a adquisição do material é muito importante para que aprendam a valorizar as oportunidades que os pais oferecem. Por isso avalie o que é melhor para vocês e tirem proveito desse momento. Lembro até hoje da minha mãe encapando meus cadernos junto com os meus irmãos. Posso sentir o cheiro do plástico e a alegria de toda aquela bagunça.

Já fechamos nossas listas. Ufa! Falta apenas encapar. E você? Boa sorte na empreitada!
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário