sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Mãe, cadê o tablet?

Quem já conhece ou possui o equipamento sabe o que isso significa. Além do fascínio pelo computador, celular e videogame as crianças de hoje estão conhecendo a magia do tablet. Lançado pela Apple com o famoso nome de iPad, e copiado por diversas outras marcas, o equipamento desperta o interesse de todas as idades. Mas como todo eletrônico, se usado com moderação, pode trazer muita diversão, entretenimento e aprendizado. 

Além de diversos joguinhos que você pode baixar em versões pagas e gratuitas, existem aplicativos para leitura e alfabetização super legais. 





Se Criança Governasse o Mundo: Escrito pelo artista plástico Marcelo Xavier, a narração, trilha musical e efeitos especiais se combinam no livro. Quando a criança chacoalha o tablet, por exemplo, frutos caem de uma árvore ou objetos pulam, flutuam ou se movem pela tela. 
Faixa etária: 2 a 7 anos
Preço: R$ 7,99

Livro Ouriço: São três histórias curtas com o objetivo de estimular a criatividade das crianças através da leitura ou da audição que se desenvolvem a partir de ilustrações interativas. Texto e imagem criam personagens aparentemente improváveis, mas no fundo revelam fazer parte do dia a dia. Disponível na versão em inglês e português de Portugal. 
Faixa etária: a partir de 4 anos
Preço: U$ 1,99

Alice no País das Maravilhas: Baseado na obra de Lewis Carroll, a versão em português de Portugal tem frases curtas e desenhos divertidos. O aplicativo em inglês, embora possua recursos mais criativos, tem visual sóbrio e texto longo e mais indicado para os maiores e, quem sabe, estejam aprendendo o idioma. 
Faixa etária: 2 a 7 anos 
Preço: U$ 2,99

Os Três Porquinhos: A criança participa da história assoprando a casa junto com o lobo, por exemplo. O livro tem também o jogo dos sete erros e o jogo da memória. A versão é em português de Portugal, mas o que muda é apenas o sotaque. 
Faixa etária: 2 a 7 anos
Preço: U$ 2,99

A Menina do Narizinho Arrebitado: Um livro de 1920 escrito por Monteiro Lobato e o primeiro livro brasileiro em uma versão para tablet. Tem diversos recursos animados.
Faixa etária: 5 a 10 anos
Preço: Grátis

Rapunzel: A fábula dos irmãos Grimm em uma versão animada e com efeitos sonoros interativos. A criança ajuda um dos personagens a colher rabanetes e a produzir sua própria música. Em versões em português e inglês. 
Faixa etária: 5 a 10 anos
Preço: U$ 4,99

Meus Dois Pais: Esse livro mostra como o menino Naldo encara a separação de seus pais e aprende a ter uma família diferente, depois que seu pai passa a morar com outro homem. A história, de Walcyr Carrasco, tem ilustrações animadas e uma atividade relacionada ao tema, em que a criança cria fotografias de famílias "diferentes". Uma ótima opção para abordar o tema. 
Faixa etária: 5 a 13 anos
Preço: R$ 9,99

Existem diversas opções também em outras áreas. Aplicativos de histórias com informações sobre dinossauros, raciocínio de matemática entre outras. Basta uma pesquisa que você encontra muita coisa bacana.

Pela popularidade, os preços dos equipamentos tem caído muito e estão mais acessíveis. E quem pensa que precisa desembolsar todo mês algum dinheirinho para baixar aplicativo, fique sabendo que a oferta de aplicativos gratuitos é tão vasta e de boa qualidade que dá para ficar somente nos grátis. 

Atire a primeira pedra quem resistir aos encantos dos tablets. 
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário