sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Mamãe tem medo de avião

As férias estão chegando e, para quem não sente prazer em voar, é chegada a hora de encarar a viagem de férias. Mas será que o medo de voar aumenta após a chegada dos filhos? Como diminuir a ansiedade, vencer o pânico e aproveitar esse momento junto com as crianças?

O medo de voar é mais comum do que imaginamos. Muitas vezes admiramos pessoas que "vivem nas alturas", mas muitas tem pânico de aeronaves. Fátima Bernardes, por exemplo, disse à Revista Veja que o medo de voar aumentou depois que se tornou mãe. Afirma que perdeu o direito de morrer. Fez terapia para ajudar a combater o pânico, mas vive com ele até hoje. Viaja com os filhos numa boa, toma doses pediátricas de tranquilizantes para se manter calma, mas não viaja com o marido sem que os filhos possam ir junto.


Se a Fátima tem medo de avião, por que eu não posso ter? Posso sim, mas desejaria dominar esse medo. Já fiz viagens curtas e longas, antes e depois de ter filhos, com e sem as crianças, mas o medo parece ter aumentado depois da maternidade. Acredito que não ter controle da situação é que causa a ansiedade. Se tenho que ir, vamos lá! Mas não curto, não aproveito e não relaxo. Como se uma viagem de carro, de trem ou de navio fosse possível controlar tudo.

As viagens de avião permitem que possamos conhecer lugares distantes, outras culturas, encontrar pessoas queridas que estão muito longe, mas se o medo toma conta nada disso é possível. A psicóloga Elvira Gross, autora do livro Avião, viaje sem medo, ensina as pessoas a entenderem a origem e o mecanismo do medo de voar, por que o medo vira fobia e quais as formas de superá-lo. Ed. Alaúde. O livro apresenta diversas formas de praticarmos a respiração e dominarmos a ansiedade.



Como tudo que pode ajudar faz a diferença, já li o livro. É possível perceber com alguns depoimentos que a fobia é comum e atormenta muita gente, mas que devemos procurar vencer a ansiedade para que não se transforme num pânico.

Por mais que tenha medo, quando viajo com meus filhos levo itens que possam distraí-los como livrinhos e joguinhos e escolho, para todos nós, roupas confortáveis. Em aeronaves com TV apelo para algum filminho e costumo seguir o conselho que alguns amigos e experts em viagens como a Patricia Papp no blog Coisas de mãe. Faço de tudo para tornar tudo mais fácil pra mim.

E você tem medo de voar? Como controla sua ansiedade? Se tiver alguma dica, venha me contar.
Comentários
12 Comentários

12 comentários:

  1. Pues un poco si que tengo, pero no queda más remedio que aventurarse y coger el avión.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pedro! O negócio é não deixar que o medo nos domine, não é mesmo? A vontade de viajar ainda é muito maior que o medo, então... Vamos continuar escolhendo os destinos e preparando as malas. Abraços!!!

      Excluir
  2. Tenho muito medo de avião e tenho medo de como vai ser depois que eu ganhar neném :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pati! Temos mesmo que procurar formas de vencer os nossos medos quando eles começam a nos atrapalhar. Faltam algumas semanas para a nossa viajem de férias e tenho me sentido mais tranquila depois de ter lido e compartilhado o assunto. Beijos

      Excluir
  3. Pois eu tenho medo de voar sim ,sempre oro e peço a Deus pra levar sã e salva, mas não tenho só medo do avião viajens de carro tbm, meu maior medo é passar em cima de pontes pois não sei nadar.
    Quando Ubiratan tinha dois aninhos viajamos de Aracaju pra sampa, ai ele começou a dizer que o avião ia cair, e eu dizia não vai não filho quem te disse isso, ele olha, sorri e diz papai do céu, menina quase tive um treco conto pra todo mundo que morre de rir, orei tanto a Deus pra que não ouvisse o que meu filho falava naquela hora rs.
    Bjus Feliz Natal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem situações que eles nos fazem rir. Imagine uma mãe em pânico e o filho repetindo que o avião vai cair? Nessa horas do que adianta terapia e florais? rs. Beijo

      Excluir
  4. Um Natal feliz!..
    Dizem que nasceu um menino....
    Mas tambem nós podemos nascer de novo..e tentarmos sermos melhores.
    Peça que desaparecam as lágrimas ..e que cresça alegria em todos os nessecitados
    Que o olhar de cada um seja mais brilhante...Num Mundo täo triste..e cheio de desigualdades.
    Partilhe o melhor de Si com os outros..dando-lhes de presente .. o seu amor o seu coraçäo.
    Desejo um feliz e Santo Natal..a Si e sua familia..
    Muita Paz e muito Amor..
    Beijos e Abraços
    Rui
    (escrevi esta mensagem para todas pessoas...me desculpem)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rui,quando a mensagem é linda temos mesmo que replicá-la. Adorei! Felicidades pra você e toda a sua família. Abraços!

      Excluir
  5. Gisa, eu nunca tive medo de avião, até gosto, mas é engraçado... Fiz minha primeira viagem de avião com a Catarina agora em dezembro... Tive medo! Concordo plenamente com o ' perdi o direito de morrer'! A viagem foi super tranqüila, mas eu fiquei m pouco tensa... Coisa que não era comum para mim.
    Beijos
    Paula Martinelli
    www.minhamaternidade.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paula, parece que depois da maternidade queremos nos proteger e proteger nossos filhos de tudo. Beijo

      Excluir
  6. Olá gisa, vim te conhecer. Sabe não foi só medo de voar, passei a ter medo de muitas coisas. Até pegar uma estrada e difícil! E nada de bola! O jeito e encarar!
    Um beijo, virei aqui te visitar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana! Você tem razão, se pararmos para analisar temos medo de muitas coisas mesmo, mas encarar os medos ainda é a melhor solução. Obrigada pela visita! Um Beijo

      Excluir