sexta-feira, 9 de novembro de 2012

O papai ajuda nas tarefas domésticas?

O papai ajuda nas tarefas domésticas? Quem responder sim a essa pergunta deve ficar feliz. Por mais que o papel da mulher tenha mudado nos últimos tempos, os maridos de hoje ainda pertencem a geração que tinha tudo na mão. Depois que casam e ganham os filhos eles tem dificuldades em lidar com as questões domésticas. Mas é só contratar uma empregada. Sim, mas quem disse que todas as famílias tem condições financeiras para ter uma empregada? Quem disse que mesmo tendo condições você encontra essa profissional com facilidade? Normalmente a diarista é a profissional do momento na maioria dos lares e, em algum lares, ela vem uma vez por semana, uma vez a cada quinze dias ou uma vez por mês
Casar e ter a sua própria casa exige do casal uma grande sintonia. Leva algum tempo para que ambos acertem os ponteiros, estabeleçam as regras de convivência e se habituem a elas. Mas depois que vêem os filhos é preciso reavaliar a divisão das tarefas. Mesmo para as mães em tempo integral, a jornada é cansativa e desgastante. Para as mães que trabalham fora a jornada é dupla. Por isso é preciso que os maridos ajudem sim! Mas como fazer para incluí-los nas tarefas domésticas?

  • Cada mulher sabe o marido que tem. O primeiro ponto é fugir das comparações. Comparar o maridos das outras com o nosso só causa discórdia.
  • Buscando  diálogo direto. "Preciso que você me ajude nisso". Peça ajuda e faça junto.
  • Outra questão é aceitar os resultados. Nós mulheres costumamos ficar com raiva quando os maridos não ajudam, mas também reclamamos do resultado dessa ajuda. Lógico que é preciso uma dose de paciência extra. Você ensina os filhos, ensina a diarista e tem que ensinar o marido. É o jeito!
  • Demonstrando seu apreço pela ajuda recebida. Eles também gostam de elogios. " Fiquei feliz com a sua ajuda hoje". Basta!
Já falamos aqui, algumas vezes, em como estimular a participação dos filhos nas tarefas domésticas e o papai precisa participar. Você pode perceber no seu círculo de relacionamento: normalmente um marido que ajuda recebeu uma criação diferente, menos machista e mais participativa. 

Se você já tentou e não tem conseguiu, não desista e tente novamente. Desistir jamais!
Comentários
2 Comentários

2 comentários:

  1. Diálogo direto é tudo de bom. Acho que os homens preferem até assim, tipo "me ajuda com isso"? Ficar esperando que eles percebam que a roupa está suja é querer um pouquinho além do que se pode esperar. Eu tenho um marido nota 1000. Ainda bem! beijos, adorei seu post, como sempre!

    ResponderExcluir
  2. Aqui o papai sempre ajudou, mas não de boa vontade, na marra mesmo. E eu infelizmente reclamo qd faz algo errado...Vou tentar mudar!

    Tem um mimo pra vc no blog:

    http://matheusmeucoracao.blogspot.com.br/2012/11/um-selinho.html

    ResponderExcluir